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Professor de Parnaíba apresenta pesquisas em Congresso Barsileiro de Eletrônica
Entre os dias 4 e 8 de outubro, o professor Kristian Pessoa dos Santos, do curso de Eletrotécnica do Campus Parnaíba, publicou e apresentou os artigos “Three-Phase AC-DC Boost PFC Converter for More Electrical Aircraft” (autor principal) e “SiC Devices in Power Converters: Gate Drive Circuit and Losses Estimation” (co-autor) no 18º Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência, maior e mais importante congresso científico da área no Brasil que atrai pesquisadores de mundo inteiro.
De acordo com Prof. Kristian Pessoa, os trabalhos foram desenvolvidos no Laboratório de Redes Inteligentes (LabRei) e Laboratório de Condicionamento de Energia Elétrica (LCEE) na Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Estadual de Campinas (FEEC – Unicamp) em Campinas – SP, onde o docente atua em seu estágio de pós-doutoramento, sob orientação do Professor Titular José Antenor Pomílio.
As pesquisas fazem parte do Centro de Pesquisa em Engenharia para a Mobilidade Aérea do Futuro (FLYMOV), onde o docente atua na linha de pesquisa de Controle de Máquinas para Propulsão Elétrica (MCEP). Este projeto é uma parceria da Unicamp, Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Embraer e ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Mais detalhes sobre o projeto podem ser encontrados no link. https://site.fee.unicamp.br/antenor/flymov.
Com a tendência de eletrificação do transporte da indústria da aviação, as estruturas pneumáticas, hidráulicas e mecânicas convencionais estão sendo gradualmente substituídas por cargas elétricas. Essa tendência é conhecida por Aeronaves Mais Eletrificadas (MEA) e o primeiro trabalho teve como motivação propor um conversor elétrico que contribua para a redução peso e volume, das emissões de carbono, do consumo de combustível e do ruído. Já no segundo trabalho, a idéia era propor um projeto completo de um driver para acionamento de chaves semicondutoras tradicionais (Silício) e que utilizam componentes wide-band gap (SiC - Caberto de Silício) para projetos de conversores para MEA.
“A oportunidade proporcionada pelo IFPI de poder dar dedicação integral às atividades do pós-doutorado foi determinante para o desenvolvimento da pesquisa. Em 10 meses, publiquei os 2 artigos e já tenho uma submissão em uma importante revista internacional”, comemorou o professor, que pretende estender e adequar a pesquisa para aplicações em mobilidade elétrica para veículos elétricos no IFPI - Campus Parnaíba em colaboração com outras instituições.