Notícias
Servidores apresentam trabalho em Congresso Internacional de Administração Pública
Alunos do Mestrado Interinstitucional (Minter) em Gestão Pública, do Programa de Mestrado da Universidade Federal do Piauí, tiveram trabalho selecionado para o CIAP – Congresso Internacional de Administração Pública, que aconteceu nos 24 e 25 de agosto.
O trabalho fez parte do grupo relacionado à Gestão de Organizações Públicas e abordou sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que tem como objetivo, entre outros, financiar ações para minimizar a influência das desigualdades sociais na permanência dos estudantes; e gestão da proteína bovina no IFPI.
O trabalho foi desenvolvido pelos mestrandos Glauco Almeida, assistente em administração do Campus Teresina Central, Rômulo Barros, Analista de Tecnologia da Informação e Márcia Batista, Nutricionista do Campus São João. E contou com a orientação do professor Eulálio Campelo Filho.
Glauco Almeida destaca a importância do trabalho por considerar que o IFPI conta com recursos financeiros limitados do PNAES, sendo a análise do consumo de carne um ponto estratégico tendo em vista que há outras ações a serem atendidas pelo programa.
A pesquisa utilizou da pesquisa bibliográfica e documental de caráter descritivo, adotando o software RStudio para tratar os dados e possibilitar a análise documental. Foram analisados todos os documentos relacionados ao manuseio da carne bovina realizados entre os anos de 2015 a 2020 no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), utilizado pelo IFPI para auxiliar os campi nos processos administrativos.
Glauco Almeida destaca que do total de 9670 registros, buscou-se identificar quais tratavam-se de aquisição de carne bovina, além de identificar o tipo de corte, a quantidade, o fornecedor, a modalidade do processo licitatório, a fonte do recurso orçamentário e os preços unitário e total.
Com resultado, os mestrandos apontam para a importância de estratégias para atender da melhor forma possível a demanda universitária pela alimentação gratuita de qualidade e o equilíbrio financeiro do instituto, particularmente no que diz respeito ao que toca o Programa Nacional de Assistência Estudantil.