Notícias
Secretário do MEC realiza visita em obras dos novos campi do Piauí e Bahia
O reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Borges da Cunha participou de visita institucional com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação - MEC, Marcelo Bregagnoli, o reitor do Instituto Federal Baiano, Aécio Duarte, servidores dos Institutos Federais do Piauí e Baiano às obras de construção dos campi Remanso-BA, Barras-PI, Esperantina-PI e Altos-PI.
A construção dos campi integra a nova etapa de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que tem como objetivo aumentar a oferta de vagas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), criando oportunidades para jovens e adultos.
A construção de novos campi nos municípios também impacta o setor da construção civil, o que gera emprego e renda. As novas escolas, quando estiverem em funcionamento, serão indutoras de desenvolvimento local e regional.
O reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, destacou a importância da expansão do IFPI através construção de novos campi ao permitir que mais piauienses tenham acesso à educação pública profissional gratuita e de qualidade. “Ficamos felizes com a vida do professor Marcelo Bregagnoli ao Estado, é uma grande oportunidade dele perceber todo o trabalho desenvolvido no Estado pelo IFPI, as parcerias realizadas que resultam em uma formação técnica de qualidade. A presença do IFPI tem sido referência em educação profissional no Piauí e em mais cidades”, destacou .
Para o reitor do Instituto Federal Baiano, Aécio Duarte, a expansão da rede pelo interior do Brasil é de grande relevância. “A vinda do secretário é imprescindível para nos dar força e perceber o esforço das Instituições no desenvolvimento das obras. A inauguração dos novos campi vai gerar oportunidades para muito mais pessoas”, disse.
O reitor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Jean Carlos Coelho, que esteve na visita a obra do campus Remanso-BA, disse que as obras dos campi do IFBaiano e do IFSertão Pernambucano têm como base o projeto de engenharia do IFPI. “Aproveitar para agradecer também ao professor Paulo Borges e toda equipe de engenharia por nos auxiliar em todo esse processo seja no uso do projeto já que a base do projeto dos nossos campi vem desse projeto do IFPI, um projeto arrojado que garante um melhor desenvolvimento das nossas atividades”, falou.
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, disse sobre a satisfação em participar da visita às obras dos novos campi na Bahia e no Piauí. “Trazer essa possibilidade da expansão para essas comunidades, para sociedade de um modo geral dentro de um projeto diferenciado, tão otimizado como esse, surgido no Piauí, horizontalizado, que a gente vê o aproveitamento da área com uma ambiência muito importante para servidores e estudantes é muito importante. A gente vai perceber o impacto desses empreendimentos educacionais em breve. Nós teremos não apenas a formação, mas toda uma cultura da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica nestas regiões, ressaltou.
Assista os vídeos das visitas: