Notícias
Representantes do BIRD conhecem projetos desenvolvidos no IFPI

Os representantes estão no Piauí com o objetivo de financiar projetos que estejam relacionados à proteção social e ao trabalho
Representantes do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD/Banco Mundial) estiveram, nesta quinta-feira, 9, no Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI) para conhecer os projetos desenvolvidos na instituição. Os representantes estão no Piauí com o objetivo de financiar projetos que estejam relacionados à proteção social e ao trabalho, com potencial geração de oportunidades e qualificação profissional.
A equipe do BIRD veio acompanhada pela Gerente de Planejamento da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), Maria Clésica Ribeiro, pelo diretor de Operações Externas da Secretaria de Planejamento (SEPLAN), Célio Pitanga e pela gerente operacional do Sistema Nacional de Emprego do Piauí (SINE), Noélia Amorim.
A reunião foi coordenada pela reitora em exercício, Divamélia Bezerra, que apresentou projetos de pesquisa e extensão com resultados na geração de renda, transformação e inclusão social e responsabilidade ambiental. Também destacou as ações realizadas pela Política de Assistência Estudantil (POLAE) para atendimento ao estudante em vulnerabilidade social e as ações desenvolvidas durante a pandemia, como produção e doação de EPIs.
Divamélia ressaltou também a relevância do IFPI na formação empreendedora, na inclusão de pessoas de baixa renda em projetos sociais como hortas comunitárias, que conta com o financiamento do Ministério da Cidadania, bem como o papel de alunos e egressos nos projetos AgroIFNordeste e Refusa, que proporcionam transformações no campo e melhoria de vida de agricultores familiares.
Uns dos pontos avaliados pela equipe do BIRD foi a importância da coleta de dados sobre o perfil socioeconômico dos alunos e a formação de pessoas que são atendidas pelos programas sociais do governo. Em resposta ao questionamento, o pró-reitor de Ensino, Odimógenes Soares, apresentou informações sobre o papel dos assistentes sociais na coleta de dados do perfil dos alunos ingressantes, sendo a maioria de escolas públicas, das classes C e D e renda familiar de 1,5 salário mínimo, bem como a qualificação de pessoas que recebem o Auxílio Brasil, através do Qualifica Mais.
Já o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, José Luís de Oliveira, disse que os editais de pesquisa são importantes também para a permanência dos alunos, que passam a contar com bolsas de estudo que auxiliam na formação acadêmica e científica, mas que são fundamentais no complemento da renda familiar e no combate à evasão.
Durante a reunião foi destacada também a estrutura oferecida aos alunos, através do transporte escolar em cidades do interior, assistência com profissionais da área da saúde, como psicólogos, dentistas, enfermeiros e médicos e a segurança alimentar com a oferta de refeições nos refeitórios.
Divamélia Bezerra ressaltou que o encontro foi muito produtivo com uma segunda reunião já agendada para detalhamento das ações e com possibilidade de parceria para futuros investimentos. “Esperamos que o IFPI possa ser beneficiado com recursos para implementação e desenvolvimento das cadeias produtivas do Estado, principalmente com famílias de baixa renda e alunos em vulnerabilidade social, que mais sofreram durante o período da pandemia”, comentou.
Também estiveram presentes, pela Reitoria, a diretora de Extensão Tecnológica e Comunitária, Samara Cristina Silva Pereira, e o diretor de Relações Empresariais e Empreendedorismo, Alexandre da Silva Sales; pelo Campus Teresina Central, o diretor-geral Paulo Vilarinho, o diretor de Ensino Franciéric Alves, o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Renato Sérgio Soares Costa, o diretor de Extensão Reinaldo de Araújo Lopes, além de professores e coordenadores de projetos do campus.