Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitores vão ao Congresso Nacional pedir mais orçamento para institutos federais

Notícias

Reitores vão ao Congresso Nacional pedir mais orçamento para institutos federais

publicado: 12/07/2024 13h50 última modificação: 12/07/2024 13h52

Reitores dos Institutos Federais de todo o Brasil realizaram na quarta-feira(10), mobilização na Câmara dos Deputados para recomposição orçamentária das Instituições em 2025.

O reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, participou da ação coordenada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Há estimativa de que a Rede Federal necessita de R$ 4,7 bilhões para garantir seu funcionamento no próximo ano.

Acompanharam o reitor do IFPI, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Paulo Henrique Gomes de Lima e diretores gerais de campi do IFPI em visita aos congressistas piauienses. Durante a mobilização, a equipe do IFPI se reuniu com o presidente da Comissão Mista de Orçamento, deputado Julio Arcoverde, onde foi apresentada a necessidade de um orçamento mais robusto que atenda as necessidades das Instituições, em especial, do Piauí.

O presidente do Conif, Elias Monteiro, destaca a importância da Rede Federal no cenário educacional brasileiro e a necessidade de investimento seja para manutenção, expansão e solidificação dos campi. “Nossas instituições são casas de educação e têm o respeito das nossas comunidades acadêmicas, sendo reconhecidas por levar uma educação de qualidade aos rincões brasileiros”. Ele lembra que a Rede Federal tem sofrido desinvestimentos na última década. No último ano, as instituições perderam orçamento no Congresso enquanto o texto enviado pelo Executivo transitava na Casa.

O reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, disse que a visita aos parlamentares tem o intuito de sensibilização para maior investimento em educação profissional seja para manutenção da estrutura já existente e a oferta de uma educação pública profissional com qualidade e que atenda as necessidades sociais de cada região como também para ampliação desta cobertura que a rede federal oferece”, disse.

Na oportunidade, a comitiva do IFPI participou de reunião no Ministério da Educação com a Diretora de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica da Setec/MEC, Carla Jardim e o diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica da Setec/MEC, Claudio Alex Jorge da Rocha, para tratar sobre expansão e consolidação da Rede Federal, em especial, dos campi do IFPI.