Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Psicologia do IFPI realiza campanha sobre saúde mental

Notícias

Psicologia do IFPI realiza campanha sobre saúde mental

publicado: 18/01/2023 14h30 última modificação: 18/01/2023 14h30

O Grupo de Trabalho de Psicologia do IFPI (GTPSI) está desenvolvendo a campanha Janeiro Branco, com o objetivo de construir uma cultura de saúde mental.

Desde 2014 o mês de Janeiro tem sido palco para a concentração de ações de sensibilização sobre a necessidade de cuidado com a saúde mental dos indivíduos, em prol da construção de uma cultura de saúde mental.  

Tradicional e simbolicamente, o primeiro mês do ano costuma despertar em nós reflexões sobre a vida, vivências, metas e planejamentos para o ano que virá. Embarcando nesse clima de expectativas que o início de ciclos desperta, é que se realiza essa campanha intitulada Janeiro Branco.  A cor branca foi ecsolhida pois  representa “folhas ou telas em branco” onde se pode escrever novos projetos, expectativas, histórias ou mudanças que se deseja concretizar.

Toda essa reflexão parte do princípio de que a saúde mental é um conceito bem mais amplo do que apenas a ausência de transtornos mentais, quando na verdade diz respeito a, segundo a Organização Mundial de Saúde, um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, realiza de forma saudável suas atividades cotidianas (como trabalho, lazer) e pode contribuir com a sua comunidade.  

Durante esse mês serão publicados cards nas redes sociais do IFPI com orientações para uma boa saúde mental e divulgação de infográfico para os alunos e servidores como forma de sensibilizar a comunidade acadêmica para a importância de um cuidado constante com a saúde mental. 

“É muito importante que a sociedade compreenda que uma boa saúde mental é construída nas nossas ações cotidianas, nas pequenas escolhas do dia a dia, e de forma constante, por isso o alerta é para que não esqueçamos de nos cuidar diariamente. Além disso, é imprescindível que as instituições trabalhem e se organizem de forma a colaborar com a saúde mental, preocupando-se em proporcionar espaço de debates sobre temas relacionados ao desenvolvimento emocional de todos os seus componentes.” Déborah e Idalina, psicólogas do Campus Oeiras e Floriano, e participantes da equipe gestora do GTPSI. 

As psicólogas explicam que a campanha é importante para que logo no início no ano, quando geralmente realizam o planejamento para o restante dos meses, as pessoas comecem a repensar suas ações e decidam por escolhas mais saudáveis contribuindo assim, para o desenvolvimento de uma boa saúde como um todo.