Notícias
Projeto REFUSA realiza reunião com alunos bolsistas
A Coordenação do Projeto de Regularização Fundiária do Semiárido (REFUSA) realizou, na quinta-feira, 8, uma reunião com os estudantes que atuarão no projeto como bolsistas. Eles são estudantes dos cursos técnicos e superiores (tecnologias) das áreas de Geoprocessamento e Meio Ambiente/Gestão Ambiental dos campi Corrente, Floriano, Pedro II, Teresina Central e Valença.
A reunião teve como finalidade mostrar os objetivos, as metodologias e metas, bem como destacar as atribuições dos bolsistas na execução do projeto. "O projeto REFUSA conceitua-se na realização de estudo e ações que permitam a regularização cadastral, o georreferenciamento e o cadastramento fundiário de propriedades oriundas de ações de crédito fundiário desenvolvidos pela SEAD no semiárido brasileiro, mais precisamente nos estados da Bahia e Piauí", explica o professor Antônio Celso Leite.
Antonio Celso destaca que o projeto contará com uma segunda etapa, quando será realizado um levantamento das demandas dos agricultores familiares inseridos na área de atuação do projeto. Com base nos dados levantados, será possível promover serviços que proporcionem a elaboração de linhas de financiamento, produtos financeiros e serviços que auxiliem no incentivo à produção e à comercialização da agricultura familiar.