Notícias
Programa de Aprendizagem Inclusiva recebe visita de supervisão
No inicio do mês de março o IFPI firmou parceria com a Ação Social Arquidiocesana(ASA) e com a Empresa Servfaz, por intermédio do Ministério do Trabalho, para a participação no Programa de Aprendizagem Inclusiva enquanto unidade concedente da aprendizagem prática de aprendizes. Nesse período de dois meses inseridos na instituição e acompanhados por servidores, que atuam no programa como monitores de aprendizagem, foram realizadas visitas de supervisão in loco para acompanhamento do processo de desenvolvimento e inserção dos mesmos em seus espaços de trabalho.
Um total de 18 aprendizes foram recebidos no IFPI, distribuídos entre unidades da Reitoria, campus Terresina Central, campus Teresina Zona Sul e Dirceu, como espaço de atividades administrativas para prática da aprendizagem recebida em curso na área.
Segundo aprendizes e servidores, a experiência tem possibilitado o desenvolvimento de habilidades sociais e profissionais no espaço de trabalho, que vão desde o manuseio e organização de documentos, passando pelo atendimento a estudantes e demais servidores, além da participação em atividades integrativas do IFPI.
A aprendiz Geisa Queiroz, que atua na Reitoria e é acompanhada pela servidora Conceição Saraiva, destacou que tem conseguido desenvolver novas habilidades profissionais a partir do programa como a digitação de documentos e organização dos mesmos, conforme técnicas de arquivamento. Já o aprendiz do campus Zona Sul, Luan Rômulo, destacou que os momentos de prática tem possibilitando uma articulação com o conhecimento obtido durante a formação teórica, o que enrique os aprendizados do curso de aprendizagem e que a integração com os servidores do setor tem possibilitado aprendizados diversos. O aprendiz Natanael, acompanhando pelo servidor Tony da Biblioteca do IFPI, tem entre as atividades de destaque o atendimento aos estudantes que frequentam a bibliotecas e manuseio do sistema para acesso ao acervo, o que permite o desenvolvimento de habilidades sociais e profissionais.
As atividades de supervisão foram conduzidas pela Diretora de Extensão Tecnológica e Comunitária do IFPI, Samara Pereira; pela professora do Programa na ASA, Ana Lúcia da Silva Frazão; e pela servidora Zita Ana, no campus Teresina Central, visando subsidiar o aperfeiçoamento do programa, a fim de trazer melhores resultados quanto ao desenvolvimento dos aprendizes.