Notícias
Profissionais de enfermagem do IFPI discutem novo modelo assistencial da área
Na terça-feira, 24, foi realizada uma reunião com todos os profissionais de enfermagem do Instituto Federal do Piauí (IFPI) para discutir sobre o novo modelo assistencial da área. Trata-se da implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), uma metodologia de trabalho que reúne todas as etapas do processo de enfermagem em que o enfermeiro ampliará o plano assistencial ao paciente proporcionando resultados efetivos nos atendimentos, além do “Protocolo de Enfermagem para Atendimento de Baixa Complexidade”, que permitirá ao enfermeiro a tomada de decisões mais resolutivas dentro da sua atuação.
O IFPI é pioneiro na implantação da SAE e do Protocolo de enfermagem para atendimento de baixa complexidade. Ambos permitirão a prestação de atendimento integral dos serviços aos clientes, possibilitando uma maior resolutividade ao processo de saúde e doença. Os documentos também dão respaldo legal para que o enfermeiro da instituição possa prescrever medicamentos nos casos clínicos de baixa complexidade, conforme a Lei nº 7.498/86.
“O novo modelo assistencial proporcionará a nós, profissionais de enfermagem, maior autonomia e resolutividade nas nossas condutas, proporcionando um atendimento de excelência e diferencial à nossa comunidade acadêmica. A competência dos profissionais de enfermagem envolvidos no processo resultou na construção deste relevante trabalho, um passo importante na história da enfermagem do IFPI”, diz a enfermeira Catarina Angélica, que coordenou todas as etapas do projeto juntamente com a enfermeira Maria Dias.