Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores do IFPI publicam artigo sobre internacionalização em instituições de ensino

Notícias

Professores do IFPI publicam artigo sobre internacionalização em instituições de ensino

publicado: 13/12/2021 17h08 última modificação: 13/12/2021 17h08

Os professores do Instituto Federal do Piauí – IFPI, Linnik Israel Lima Teixeira, Marcos Antonio Cavalcante de Oliveira Júnior e Elane dos Santos Silva Barroso, publicaram um artigo na Revista Avaliação da Educação Superior, de qualis Capes A2, no extrato interdisciplinar, em parceria com outros pesquisadores da Universidade Federal do Ceará – UFC, as professoras Maria Elias Soares e Maria do Socorro de Sousa Rodrigues.

O artigo “Internacionalizar para quê? As razões de instituições públicas de ensino superior no Ceará” discute o processo de internacionalização em instituições de ensino superior, que  ganhou grande repercussão nas universidades brasileiras, que passam a ter cada vez mais inserção no cenário científico e acadêmico internacional, evidenciada pelos rankings elaborados por organismos internacionais.

“Além disso, a internacionalização vem sendo gradativamente institucionalizada nas universidades, no âmbito do planejamento e da estrutura organizacional, o presente estudo busca compreender as razões que as motivam a participar do processo. Entender as razões contribui no estabelecimento de políticas específicas para o tema, visto que é a etapa inicial para o planejamento”, explicou Linnik Isarel.

Nos resultados, os autores evidenciam que as principais razões para a internacionalização consistem em: capacitação docente, capacitação discente nas dimensões profissional e cultural, busca por reputação e reconhecimento e pressões ambientais. As diferenças entre as IFES podem ainda ser explicadas pela sua história e missão institucional. Os resultados são convergentes com a literatura e contribuem como diretrizes na elaboração do planejamento de políticas institucionais para internacionalização.

Confira o artigo.