Notícias
Professores do IFPI integram equipe que pesquisa tratamento para Covid-19
Os pesquisadores e professores Ézio Sá (IFPI), Allan Costa (IFPA), Rayla Costa (UESPI), Janilson Souza (IFMA), Ricardo Ramos (IFPI) e Francisco Lima (UESPI) em parceria com o CENAPAD-UFC e o grupo de pesquisa em Química Quântica Computacional & Planejamento de Fármacos realizam pesquisa sobre a utilização de folhas de jaborandi no tratamento da Covid-19.
“Diante dos avanços e dos constantes casos de infecção e reinfecção pelo SARS-CoV-2 no mundo, surge à necessidade e a importância da investigação de novas moléculas e do aprofundamento em estudos por grupos de pesquisas para a descoberta de novos fármacos e tratamentos para o combate da Covid-19”, explicou o professor Ézio Sá.
O presente estudo realiza uma investigação computacional (in silico) da capacidade de interação e reatividade dos alcaloides imidazólicos presentes no extrato das folhas de Jaborandi frente a principal protease do Covid-19.
A jaborandi foi escolhida por se tratar de uma planta nativa e originária da região do Norte e Nordeste Brasileiro, comum nos estados do Pará, Maranhão, Piauí e Ceará, e com atividades antiinflamatórias, contraceptivas, antidiabéticas e gastroprotetoras comprovadas.
Dentre as 10 moléculas investigadas por técnicas de modelagem molecular, quatro se destacaram (epiisopiloturina, epiisopilosina, isopilosina e pilosina) por apresentar bons resultados de interação, reatividade, estabilidade e possível capacidade de inibição da protease Mpro do SARS-CoV-2.
“No entanto, é necessário levar em consideração que é apenas um estudo em fase inicial, e que necessita de todo o apoio da comunidade científica e institucional através de parcerias e financiamentos por parte dos governantes e/ou empresas para a continuidade das etapas seguintes de testes, análises e aplicações (in vitro, in vivo, etc)”, reforçou o professor Ézio.
O trabalho completo com os resultados da fase inicial é intitulado por “In silico study of the interactions of Pilocarpus microphyllus imidazolic alkaloids with the main protease (Mpro) of SARS-CoV-2” e encontra-se publicado e disponível no Journal Molecular Simulation (https://www.tandfonline.com/toc/gmos20/current).