Notícias
Professora do Campus Pedro II conclui Mestrado em Nutrição
No dia 24 de julho, a professora Layanna Cibelle de Sousa Assunção Carvalho, do Campus Pedro II, apresentou a dissertação "Efeitos da suplementação com néctar de jamelão (Syzygium cumini) sobre o estresse oxidativo, dano muscular e desempenho de atletas de Handebol", no Auditório Profª Francisca Elima Cavalcante Luz, no Departamento de Nutrição/UFPI, como conclusão do seu Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição.
A pesquisa integra uma área de estudo que investiga a possibilidade de alguns alimentos, com propriedades antioxidantes, melhorarem a capacidade física e o desempenho esportivo de atletas.
O estudo foi desenvolvido em duas fases: a primeira consistiu na elaboração e avaliação do néctar de jamelão, conhecida na nossa região como azeitona preta, que tem uma composição elevada de compostos antioxidantes e, segundo a professora Layanna, foi escolhida também pela possibilidade de, por meio desse estudo, se estimular o consumo dessa fruta e o aproveitamento na indústria de alimentos, considerando sua elevada produção, porém sub-utilização , o que gera um grande desperdício da mesma.
Na segunda fase, atletas de Handebol de Teresina foram suplementados durante 28 dias, sendo que antes e após a suplementação, os mesmos foram avaliados quanto a parâmetros de estresse oxidativo, danos musculares e desempenho de força e resistência.
Os resultados foram positivos e demonstram que o néctar de jamelão foi capaz de reduzir o estresse oxidativo e o dano muscular e, consequentemente, melhorar a condição fisiológica dos atletas, fatores que contribuem para o desempenho.
A professora Layanna enfatiza que trabalhos dessa natureza vem sendo recentemente realizados no intuito de se buscar alternativas de melhoria da performance de atletas de forma saudável, barata, natural e sem risco de contaminação ou efeitos adversos.