Notícias
Piauí sediará Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis, em junho
De 3 a 5 de junho acontecerá, no Centro de Convenções em Teresina, a Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis (CITER). O evento será realizado pelo Governo do Piauí em parceria com o Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente (ICIMA), com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o apoio de outras instituições como o Instituto Federal do Piauí, a Universidade Federal do Piauí e a Universidade Estadual do Piauí.
O lançamento da CITER aconteceu na quinta, 18, no Palácio de Karnak e contou com a presença do reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, e de outras autoridades e convidados.
A CITER contará com 45 painéis de discussões em formato híbrido (presencial e on-line), com palestrantes internacionais e nacionais, além de painéis temáticos simultâneos, exposições, troca de experiências, atividades culturais, acesso à ciência, entre outras atividades.
O representante residente do PNUD no Brasil, Claudio Providas, destacou durante o lançamento a grandiosidade que a CITER representa para as discussões sobre as mais recentes tecnologias e inovações, com ênfase especial no papel do hidrogênio verde na transição energética global.
“O Piauí está tomando uma liderança muito importante com esta conferência. O hidrogênio verde se apresenta no mundo inteiro como uma promessa de um recurso muito mais sustentável e que pode gerar os empregos. Todo o nosso apoio para garantir que esta conferência, que é a primeira, seja um êxito mundial e traga resultados para todas as instituições que estarão presentes e para todos a população do estado do Piauí”, destacou Providas.
Para o governador do Piauí, Rafael Fonteles, eventos como a CITER confirmam a vocação do Piauí para a transição energética. Segundo ele, o Piauí possui um dos maiores projetos de hidrogênio verde no mundo. São investimentos do Governo do Estado e Companhias Europeias na ordem de R$ 200 bilhões ao longo dos próximos 10 anos, com geração de mais de 20 mil empregos em diversos projetos. “A CITER é uma conferência para o mundo, mas que os benefícios dela estarão acontecendo aqui e, com certeza, serão muito bem aproveitadas pelas nossas universidades, empresas e pelo Governo do Estado”, completou o governador.
A Investe Piauí será a pasta responsável pelas ações do governo do Estado do Piauí com foco nessa transição energética. “Será um evento de importantes discussões sobre o tema e as grandes oportunidades que o Piauí tem nessas áreas específicas”, falou o vice-presidente de Energias Renováveis e Hidrogênio Verde da Investe Piauí, Ricardo Castelo.
A presidente da ICIMA, Ana Paula Rodrigues, ressaltou que a realização dessa conferência em Teresina é fundamental, pois está alinhada com os objetivos do Governo do Estado de abrir o Piauí para o mundo. Além disso, o evento é uma oportunidade de debater sobre importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e as metas do Acordo de Paris.
“A CITER é grandiosa em vários aspectos. Destaco aqui os 45 painéis que trarão palestrantes e personalidades do mundo inteiro e do Brasil para enriquecer o debate. Vamos ter essa liberdade de ir além das fronteiras do Brasil a fim de promover a conscientização global sobre a importância das energias renováveis, uma solução viável para necessidade de um enfrentamento das mudanças climáticas", destacou Ana Paula Rodrigues.
A Conferência pretende também elevar a consciência da sociedade sobre as consequências do avanço das mudanças climáticas e debater sobre importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas e as metas do Acordo de Paris.
As inscrições, que são gratuitas, iniciam em breve no site oficial do evento: www.citer.com.br
Com informações da Comunicação CITER