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Ouvidoria-Geral do IFPI lança "Projeto Ouvidoria Cidadã"

publicado: 21/06/2024 10h29 última modificação: 21/06/2024 10h29

A Ouvidoria-Geral do Instituto Federal do Piauí lançou o “Projeto Ouvidoria Cidadã: Alicerce da Integridade", que prevê diversas ações institucionais para promover a ampliação do atendimento da Ouvidoria. O lançamento aconteceu durante o 5º COLDIR, realizado no Campus São João do Piauí, entre 17 e 19 de junho.

Como primeira ação prevista no Projeto foi apresentado o novo canal de atendimento da Ouvidoria-Geral, que inclui o WhatsApp como meio de contato para dúvidas e orientações à população. O whatsapp funcionará através do número: (86) 99413-4839 de forma inicial de 8:00 hs às 12:00hrs de segunda à sexta-feira. Além do novo canal a Ouvidoria manteve os canais anteriores, podendo ser contactada através do e-mail: ouvidoria@ifpi.edu.br, pelo telefone fixo: (86) 3131-1474 e pelo atendimento presencial na sala da Ouvidoria-Geral localizada na sede da Reitoria, Avenida Jânio Quadros, 330, Teresina-PI.

Dentro do projeto estão previstas ações que contarão com a colaboração da Pró-Reitoria de Ensino, do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, da Diretoria de Comunicação, da Corregedoria Institucional, Comissão de Ética e Controladoria. O planejamento previsto inclui ações de divulgação, propostas de acessibilidade aos alunos com necessidades especiais e campanhas de conscientização relacionadas à Integridade, Governança e Ética.

De acordo com a ouvidora-geral, Priscilla Macêdo, o Projeto "Ouvidoria Cidadã: Alicerce da Integridade!" se baseia na necessidade fundamental de promover um espaço aberto com ações acolhedoras para que os cidadãos do Estado do Piauí, que são beneficiados direta e indiretamente pelos serviços do IFPI, tenham a oportunidade de serem ouvidos de forma íntegra e acessível. “Ser Ouvidoria Cidadã significa priorizar o envolvimento ativo e participativo, o diálogo aberto e a responsividade às demandas dos cidadãos, que através do registro das opiniões, sugestões, reclamações e preocupações contribuem para a melhoria dos serviços públicos ofertados pela nossa instituição", explica a ouvidora.

A Ouvidora-Geral do IFPI enfatiza ainda que: "As campanhas educativas realizadas em parceria com outros setores estratégicos e com as direções dos campi são fundamentais para a conscientização e orientação à população, contribuem também para o registro e encaminhamento correto das demandas, auxiliam na orientação acerca de dúvidas de procedimentos e reforçam nosso compromisso institucional em promover a cidadania e a inclusão social".

A Ouvidoria-Geral do IFPI é um setor diretamente vinculado à Reitoria, responsável tanto pelo tratamento das manifestações dos usuários sobre os serviços prestados pela nossa instituição quanto pelos pedidos de Acesso à Informação. A missão da Ouvidoria é aproximar a gestão do IFPI de todos os cidadãos, contribuindo para o acesso rápido e adequado aos meios de manifestação e para atendimento às respostas demandadas pela sociedade dentro dos prazos legais.