Notícias
Ministro da Educação empossa reitor do IFPI
Na terça-feira(4), o ministro da Educação, Camilo Santana, deu posse ao reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Borges da Cunha, para o segundo mandato (2025-2029) no Gran Arrey Hotel, em Teresina.
A solenidade contou com a participação de governador do Estado, Rafael Fonteles, do vice-governador, Themistocles Filho, secretários, deputados, os reitores da Universidade Federal do Piauí, Nadir Nogueira, da Universidade Estadual do Piauí, Evandro Alberto, pró-reitores, diretores de campi, estudantes, professores, servidores técnico-administrativos e convidados.
A posse integrou agenda que o ministro cumpre no Piauí nos dias 4 e 5 que inclui assinaturas de convênios, visita a Instituições de ensino e entrega de Carteira Nacional Docente.
Em seu pronunciamento, o ministro parabenizou pelo trabalho desenvolvido no Piauí em prol da educação profissional e anunciou mais um campi do IFPI na cidade de Luzilândia. Três novos campi estão em fase de construção com entrega da obra prevista para o fim deste ano. “Professor Paulo desejo uma excelente gestão à frente do IFPI, eu sei o quanto o senhor é apaixonado pela educação profissional e o quanto se dedica a tornar o IFPI cada dia melhor. Conte conosco para fazermos mais e melhor pela nossa educação", disse.
Em seu discurso, o reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, falou sobre a importância do IFPI no Estado, presente de Norte a Sul, em todos os territórios de desenvolvimento através de 20 unidades tanto na oferta de educação profissional quanto na transformação de vidas. “reafirmo o compromisso de conduzir o Instituto Federal do Piauí com transparência, diálogo e espírito colaborativo. Queremos um IFPI ainda mais forte, inclusivo e conectado às necessidades do nosso tempo — uma instituição que continue sendo referência na formação de cidadãos críticos, éticos e comprometidos com o bem comum", relatou.
A aluna Maria Thassiane, primeira aluna surda do curso de Engenharia Civil no Estado, contou aos presentes sobre sua trajetória e os desafios vivenciados no campus e a necessidade de um maior investimento em inclusão. “Enfrentei diversos desafios quando cursei o ensino técnico integrado, já que não tínhamos materiais adaptados e profissionais preparados que me auxiliassem. Ao longo do tempo, com a criação dos Napnes, a situação foi melhorando. Mas precisamos avançar bastante", disse.
O governador do Estado, Rafael Fonteles, afirmou que o IFPI, referência em educação técnica no Estado, tornou-se o modelo para que fosse implantado nas escolas estaduais o ensino técnico integrado ao médio. "Contamos com mais de 500 escolas com oferta de cursos e infraestrutura de excelência semelhante ao IFPI que impulsionam a educação profissionalizante em nosso Estado. É uma demanda nossa, mais campi do IFPI no Estado, um na capital, na região da santa maria da codipi e mais unidades na região Sul do Piauí", revelou.
O reitor foi nomeado em decreto assinado pelo presidente Luis Inacio Lula da Silva em 29 de agosto. Paulo Borges foi reeleito após receber 64% dos votos da comunidade acadêmica em consulta eleitoral realizada na instituição. A votação foi realizada em 14 de maio quando também foram escolhidos diretores gerais dos 20 campi.



