Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Engenharia de Materiais do IFPI comemora 8 anos de implantação

Notícias

Mestrado em Engenharia de Materiais do IFPI comemora 8 anos de implantação

publicado: 25/09/2020 17h45 última modificação: 25/09/2020 17h45

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais do campus Teresina Central do IFPI comemora em 2020, 08 anos de implantação. O Programa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Piauí através da geração de conhecimento e da criação de condições e incentivo para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa científica.

O Reitor do IFPI, prof. Paulo Henrique Gomes de Lima, destaca a importância do Programa para a Instituição e o Estado. "Temos o orgulho de contar com o nosso Programa de Pós-graduação, em nível de Mestrado, em Engenharia de Materiais que, ao longo desse tempo, tem oportunizado a qualificação de muitas pessoas. Parabéns para todos que fazem o Programa, cientes que procuramos fazer o melhor que é possível", disse.

A submissão do programa à CAPES ocorreu no segundo semestre de 2010, com reconhecimento como curso de pós-graduação por meio da portaria nº 1.203, de 26 de setembro de 2012, Ministério da Educação, sendo o primeiro Programa de Pós-Graduação em Engenharia II, em nível stricto sensu, do Estado do Piauí.

O Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, José Luis de Oliveira e Silva afirma que a história do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais se confunde com as mudanças na Rede Federal a partir do final dos anos 2000. "Assim como a Rede encara novos desafios, cabe ao PPGEM, como primeiro programa de pós-graduação do IFPI, o protagonismo na verticalização do ensino e formação continuada de profissionais das mais diversas áreas do saber", ressaltou.

O Programa de Pós-Graduação possui como área de concentração Processamento e Caracterização de Materiais e em três Linhas de Pesquisa: Processamento de Materiais a Plasma; Processamento e Caracterização de Materiais; Processamento e Simulação de Processos de Materiais. Atualmente, o programa conta com a atuação de 17 professores Doutores, 01 técnico de laboratório, 01 secretário e 01 estagiário de pós-doutorado.

O diretor do campus Teresina Central, prof. Paulo Vilarinho agradece o empenho dos professores, os servidores técnico-administrativos, à Reitoria e à Pró-reitoria  de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, que sempre nos auxiliaram, contribuindo no planejamento e na execução de cada etapa de implantação e estruturação do PPGEM/IFPI. "Deixamos um agradecimento especial aos alunos por confiarem a sua qualificação profissional ao Programa de Pós-Graduação da Instituição levando assim as conquistas do programa ao cenário científico nacional e internacional", falou.

Nos últimos 08 anos, constituíram-se 09 turmas no Curso de Mestrado em Engenharia de Materiais, totalizando 195 alunos ingressantes, com a defesa de 95 dissertações; gerando 79 artigos em periódicos, jornais ou revistas, 7 patentes, 2 softwares, 09 livros, 02 capítulos de livro, 254 trabalhos técnicos e 125 trabalhos publicados em anais de eventos, sendo 108 nacionais e 17 internacionais.

Os projetos futuros para o Programa, de acordo com o Coordenador do Mestrado em Engenharia de Materiais, prof. Gilvan Moreira da Paz, são a internacionalização do programa, ampliação da infraestrutura física e instrumental dos laboratórios, aumento das parcerias com a indústrias locais e regionais. "Estes projetos irão permitir aumento na produção de artigos, patentes entre indicadores de excelência e terá como consequência o aumento do conceito do programa mediante a CAPES, para que assim possamos pleitear o doutorado”, disse.