Notícias
Jornalistas europeus conhecem pesquisa desenvolvida por professora do IFPI
Um grupo de 12 jornalistas da Europa - em especial, repórteres da Alemanha, Áustria e Suíça - está percorrendo o Piauí, desde a semana passada, para conhecer projetos na área de conservação ambiental, pesquisa científica, turismo e desenvolvimento sustentável.
Nessa quarta-feira, 21, eles visitaram o Terreiro Ilê Oyá Tade, no bairro Itaperu, zona norte de Teresina. Lá, eles participaram de mais uma apresentação da exposição Xirê dos Orixás, desenvolvida pela professora L'Hosana Ceres de Miranda Tavares, do Campus Teresina Zona Sul.
O projeto é resultado da pesquisa intitulada “Roupa de Santo: marcadores identitários das religiões de matriz africana”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGANT), da Universidade Federal do Piauí. A ação também contou com o apoio da Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal do Piauí.
Para desenvolver a pesquisa, a professora estudou as vestes rituais das religiões afro-brasileiras, com o olhar voltado para a intolerância religiosa e o racismo, enquanto práticas recorrentes na sociedade brasileira, muitas vezes explicitadas a partir do uso de determinada indumentária.
A visita dos jornalistas europeus começou pelo sul do Piauí, na Serra da Capivara e será concluída na próxima terça-feira, 27, no Delta do Parnaíba. Essa atividade está sendo organizada pela Associação ProBrasil em parceria com o Instituto Ecológico Caatinga (IEC), a Federação de Jornalistas Científicos da Alemanha (WPK), e o Governo do Piauí.