Notícias
Inscrições para concurso de desenhos da SNCT estão abertas até dia 5
Estudantes têm até 5 de abril para cadastrar suas ideias no concurso de desenhos da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2018), que ocorre de 15 a 21 de outubro, em todo o país, com o tema “Ciência para a redução das desigualdades”. Coordenado pelo Museu Itinerante Ponto UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais, o concurso foi criado para inspirar a identidade visual do evento e estimular a criatividade artística dos alunos.
A imagem escolhida servirá de referência para a logomarca da SNCT 2018, a ser utilizada em documentos, mídias, materiais de divulgação, portais e redes sociais. Como prêmio, o campeão da disputa ganhará uma viagem a Brasília durante o evento, para participar da cerimônia de abertura, com direito a acompanhante, além de um notebook, um kit científico e um certificado.
O concurso se destina a alunos dos ensinos fundamental, médio e profissionalizante de escolas públicas e privadas. As instituições devem se responsabilizar por realizar uma etapa interna de pré-seleção dos desenhos e pelo envio das 20 melhores propostas. As artes precisam ser encaminhadas ao site http://snct.museu.cp.ufmg.br nos formatos PNG, JPEG ou PDF.
A Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) prevê que os resultados sejam divulgados na primeira quinzena de maio. A comissão julgadora adotará como critérios de seleção a criatividade, a fidelidade ao tema, a aplicabilidade, a originalidade, a comunicabilidade e a qualidade. Os 10 desenhos com maior número de pontos na 1ª fase se classificarão para uma votação popular online e serão expostos em uma galeria virtual.
O tema da SNCT 2018 – “Ciência para a redução das desigualdades” – teve como inspiração a Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Realizada nacionalmente desde 2004, a SNCT é coordenada pelo MCTIC e conta com a colaboração de empresas, escolas, fundações estaduais de amparo à pesquisa, institutos, museus, universidades e secretarias estaduais e municipais. A ação de cunho científico-educacional busca mobilizar a comunidade científica e estudantil, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), ao valorizar criatividade, atitude científica e inovação; chamar atenção da sociedade para a relevância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país; e contribuir para que a população possa conhecer e discutir pesquisas e suas aplicações.
Fonte: Ascom/MCTIC