Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Notícias

Inscrições abertas para o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

publicado: 10/12/2025 10h24 última modificação: 10/12/2025 10h24

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) está com inscrições abertas para o exame de acesso ao mestrado profissional. No total, são 769 vagas, distribuídas em 40 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Pelo IFPI, são ofertadas 20 vagas, sendo 10 reservadas para servidores da instituição, e as demais para ampla concorrência.

São duas linhas de pesquisa: “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”, que foca nos fundamentos e no desenvolvimento curricular das práticas educativas; e “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”, que trata dos processos de concepção e organização do espaço pedagógico na EPT, incluindo estudos sobre a construção temporal e memória da educação profissional.

O ProfEPT é um mestrado profissional ofertado nacionalmente em rede, com coordenações em cada instituição associada. A coordenação nacional é feita pelo Ifes. O objetivo do mestrado é formar pesquisadores e desenvolver produtos educacionais na área, integrando saberes do mundo do trabalho com o conhecimento sistematizado. As aulas são semipresenciais para servidores e comunidade.

Inscrições e isenção de taxa
O período de inscrições está aberto e vai até 15 de janeiro de 2026. A inscrição deve ser feita exclusivamente via internet, no Sistema de Inscrições. A taxa é de R$ 160. Os candidatos inscritos no CadÚnico e que sejam membros de família de baixa renda poderão solicitar a isenção (gratuidade) da taxa. O período para fazer o pedido vai até o dia 19 de dezembro. O resultado final das solicitações de isenções será divulgado em 29 de dezembro.

Prova e início das aulas
O exame de acesso do ProfEPT será uma prova objetiva, realizada de forma on-line, no dia 8 de fevereiro de 2026. A prova terá 20 questões de múltipla escolha. O conteúdo se concentrará sobre três áreas principais, conforme referências bibliográficas indicadas no edital: “Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica”; “Metodologias de Pesquisa”; e “Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem”.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 2 de março de 2026. As aulas estão previstas para começar a partir do dia 20 de março, nas instituições que ofertam o mestrado.

Confira o edital