Notícias
IFPI terá Sala de Autorregulação destinada a discentes neurodivergentes
Nos dias 17 e 18 de novembro o Instituto Federal do Piauí recebeu uma equipe do Instituto Federal da Paraíba para apresentação de projeto de implantação de Sala de Autorregulação Sensorial destinada a discentes neurodivergentes.
O professor do IFPB, Eduardo Teixeira, demonstrou a execução realizada no Campus Campina Grande e realizou formação introdutória sobre o tema com a equipe local. Segundo o professor, a taxa de evasão de estudantes neurodivergentes é 50% maior do que dos demais, tornando necessário, portanto, que o ambiente escolar adapte e inclua.
Para o pró-reitor de Ensino do IFPI, Odimógenes Soares, o projeto terá início no Campus Teresina Central, com apoio do NAPNE, com a meta de criar uma sala em cada campus da instituição. “A inclusão é essencial para o acesso, permanência e êxito dos estudantes e essas salas proporcionarão suporte adequado para melhorar o aprendizado e a interação social”, conclui o pró-reitor.
A sala de autorregulação emocional terá o objetivo de atender às necessidades específicas de alunos diagnosticados com Transtornos do Espectro Autista (TEA) ou Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e promoverá um ambiente adequado para a gestão de estresse e crises emocionais.
A iniciativa tem apoio do deputado federal Jadyel Alencar e representa um avanço em direção à inclusão e respeito à diversidade.



