Notícias
IFPI sedia VIII Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos
De 23 a 25 de setembro, o Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí sedia o VIII Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos do Nordeste (VIII EREJA).
Com a temática “Estado, Democracia e Educação: do direito à educação à construção da cidadania ativa”, o evento reúne educadores, pesquisadores e estudantes para refletir sobre os desafios e as perspectivas da EJA na região Nordeste e no Brasil.
Na abertura do evento, houve a presença de diversos gestores ligados à Educação de Jovens e Adultos, além de representantes de estudantes. Estavam presentes o reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha; o coordenador do Fórum de Educação de Jovens e Adultos no Piauí, Antônio Ferreira de Sousa Sobrinho; o pró-reitor de Ensino do Instituto Federal do Piauí, Odimógenes Soares; a pró-reitora de Extensão, Divamélia Gomes; a coordenadora de Desenvolvimento e Acompanhamento Curricular da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Piauí, Djanira Lopes Cunha; a pró-reitora de Ensino da Universidade Estadual do Piauí, Mônica Gentil; a superintendente de Gestão Interna e EJA da Secretaria Estadual de Educação, Natali Oliveira; a secretária Estadual de Relações Sociais, Raimunda Núbia Lopes, a secretária Municipal de Educação de Teresina, Irene Nunes Lustosa; e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí, Paulina Almeida; a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Érica Graziela Benício de Melo.
O professor Antônio Ferreira, coordenador do Fórum de Educação de Jovens e Adultos no Piauí, ressaltou a relevância do evento e da parceria com o Instituto Federal do Piauí. Ele também destacou que o EREJA fortalece a luta pelo direito à educação, promove a troca de experiências e reafirma a importância da EJA na construção de uma sociedade mais justa e democrática.
O reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, também enfatizou o poder da EJA de promover a inclusão e estimular a transformação na vida de milhares de estudantes. "Quando sediamos um evento como este ou quando oferecemos, por exemplo, cursos para jovens e adultos estamos contribuindo para a reparação de uma dívida social do Estado brasileiro com a população que não teve acesso à educação na idade regular", destacou.
A solenidade de abertura foi concluída com uma palestra da professora Maria Margarida Machado (Universidade Federal de Goiás) sobre o tema "Estado, Democracia e Estado e Educação: do direito à educação à construção da cidadania ativa". Doutora em Educação, ela é uma das maiores referências na Educação de Jovens e Adultos, também é membro do Fórum de EJA de Goiás e autora de diversas pesquisas e publicações na área de Educação e Movimentos Sociais.
O VIII EREJA conta com representantes de todos os estados nordestinos: Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia. A acolhida do público foi feita com uma apresentação do grupo Lamparina Sertaneja.