Notícias
IFPI recebe materiais e veículos da Codevasf
O Instituto Federal do Piauí recebeu nesta terça-feira (11) 361 rolos de arames e cinco veículos modelo pick-up da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba – Codevasf que serão utilizados na execução do projeto nascentes.
A solenidade de entrega aconteceu na Reitoria do IFPI e contou com a participação do reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, do superintendente regional da Codevasf, Marcelo Vaz da Costa e Castro, dos pró-reitores de Extensão, Divamélia Gomes, e de Desenvolvimento Institucional do IFPI, Paulo Henrique Gomes de Lima, de diretores gerais dos campi do IFPI, analistas e técnicos da Codevasf.
O acordo de cooperação técnica visa à preservação e recuperação de áreas de preservação permanente – APP de nascentes do rio parnaíba.
O objetivo do acordo é contribuir para o aumento da disponibilidade hídrica, melhoria das condições hidroambientais locais e disseminação de boas práticas de conservação de água e solo no desenvolvimento das atividades produtivas no meio rural. O projeto está sendo desenvolvido nas cidades de Cocal, Corrente, José de Freitas, Teresina, Pedro II e Piripiri.
O superintendente regional da Codevasf, Marcelo Vaz da Costa e Castro, falou do compromisso da Codevasf com o meio ambiente e dos investimentos futuros.
De acordo com o reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, a Codevasf tem um papel importante no desenvolvimento da região, em especial, na área ambiental. “É com muita satisfação que realizamos esta parceria e o IFPI está de portas abertas para firmar várias outras parcerias sobretudo para a preservação destas bacias hidrográficas, principalmente, no contexto difícil que vivemos de crise hídrica. É um momento único para mostrar a responsabilidade ambiental hídrica tanto da Codevasf quanto do IFPI”, disse.
Durante a solenidade, o coordenador do projeto, professor Erico Gomes, fez uma breve apresentação das etapas do projeto e destacou experiências exitosas realizadas em outras nascentes do Estado. “Os equipamentos e veículos serão utilizados para o desenvolvimento das ações dos projetos nas regiões de nascentes da bacia do Parnaíba”, destacou.