Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFPI recebe campanha #meninasocupam e menina é reitora por um dia

Notícias

IFPI recebe campanha #meninasocupam e menina é reitora por um dia

publicado: 28/10/2021 12h04 última modificação: 28/10/2021 12h10
Exibir carrossel de imagens A jovem conheceu de perto o cotidiano da gestão, participou de reunião com diretores de campi, coordenadores de projetos e profissionais de outros institutos

A jovem conheceu de perto o cotidiano da gestão, participou de reunião com diretores de campi, coordenadores de projetos e profissionais de outros institutos

Em alusão ao Dia da Menina, comemorado em 11 de outubro, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) recebeu, na semana passada, a campanha #meninasocupam, realizada pela Plan International. A campanha promove a ocupação simbólica de cargos de liderança por meninas em instituições públicas e privadas, com foco no empoderamento das meninas para funções de liderança e acontece mundialmente. No Brasil, o movimento conta com ocupações nos estados do Piauí, Maranhão, Bahia e São Paulo.

No IFPI, o reitor Paulo Borges, recebeu Beatriz, que é assistida pela instituição e também é estudante do IFPI. A jovem conheceu de perto o cotidiano da gestão, participou de reunião com diretores de campi, coordenadores de projetos e profissionais de outros institutos, momento em que manifestou a expressividade daquele momento para ela. Ela também conheceu as várias instâncias e infraestrutura da instituição e acompanhou o reitor nos despachos eletrônicos da instituição.

A jovem conheceu de perto o cotidiano da gestão, participou de reunião com diretores de campi, coordenadores de projetos e profissionais de outros institutos

Durante a visita, Beatriz leu e entregou uma carta em que enfocou os objetivos da campanha “Meninas Contra as Fake News”, desenvolvida pela ONG Plan, que visa o enfrentamento à desinformação na internet, especialmente entre meninas. Na carta, ela sugeriu propostas que pudessem fortalecer a educação digital para meninas e meninos no IFPI e o fomento a atividades práticas extracurriculares nos cursos da instituição.

Paulo Borges destacou as ações do IFPI em prol da equidade de gênero e a necessidade de enfrentamento às fake news, que atingem toda a sociedade especialmente no momento atual, quando o uso da internet foi intensificado. “A educação é uma divisor de águas para a construção de uma sociedade mais justa e, no IFPI, nossas meninas são diariamente estimuladas a busca do conhecimento e inserção no universo da ciência”, comentou.

A jovem conheceu de perto o cotidiano da gestão, participou de reunião com diretores de campi, coordenadores de projetos e profissionais de outros institutos

A atividade foi articulada pela Pró-reitoria de Extensão, por meio da Diretoria de Extensão e Articulação Comunitária, e insere-se no conjunto das iniciativas de extensão com foco na articulação entre IFPI, instituições e comunidade externa em prol de uma educação que contribua para o enfrentamento das desigualdades sociais, entre elas a desigualdade entre meninos e meninas e entre homens e mulheres.

Dia da Menina

A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas, no final de 2011, dirigida ao reconhecimento dos direitos das meninas e dos desafios que elas enfrentam em todo o mundo e busca o maior engajamento e mobilização da sociedade em torno do enfrentamento às desigualdades entre meninos e meninas.

Sobre a Plan International

A Plan International é uma organização humanitária não governamental e sem fins lucrativos, que promove os direitos de meninas em situação vulnerável em prol da igualdade de gênero. A ONG chegou ao Brasil em 1997 e, desde então, vem se dedicando a garantir os direitos e promover o protagonismo das crianças, adolescentes e jovens, especialmente meninas, por meio de seus projetos, programas e ações de incidência e de mobilização social. Maiores informações sobre atuação e campanha no site da www.plan.org.br.