Notícias
IFPI realizou curso de nivelamento para Mestrado em Engenharia de Materiais
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais (PPGEM) do Instituto Federal do Piauí (IFPI) realizou o projeto PIBEX “Curso de Nivelamento Remoto para o Mestrado em Engenharia de Materiais''.
As aulas foram ministradas por 24 palestrantes da turma 2020.01 e egressos do curso abordando os conteúdos programáticos dos editais de seleção e pesquisas realizadas no PPGEM.
O curso ocorreu nos dias 17, 18, 19, 24, 25 e 26 de novembro, das 16h às 20h, no Google Meet e com disponibilização das vídeoaulas no canal do IFPI no YouTube.
O objetivo é capacitar os candidatos para as vagas da Turma 2021 por meio da obtenção de conhecimentos básicos para realização da prova escrita na área de Engenharia de Materiais, bem como o entendimento necessário para o início da formação acadêmica na área.
O curso de nivelamento contou com 259 participantes, entre bacharéis, licenciados e tecnólogos em cursos de Ciências Exatas, Ciências da Natureza e Ciências da Saúde.
Para a participante, Irakelly de Sousa Melo Teixeira, o curso proporcionou atualização dos seus conhecimentos, através da metodologia de ensino adotada, didática acessível e de fácil compreensão.
“O projeto visa à contextualização e interdisciplinaridade dos conhecimentos da área de engenharia de materiais. Integrar esse evento foi muito gratificante e inspirador, pois tive a oportunidade de compartilhar experiências e conhecimentos com os participantes contribuindo para uma atuação de excelência do programa”, diz Rayanne Cornelio Silva Carvalho, palestrante do nivelamento remoto 2021.
“Devido à pandemia, foi a primeira vez que o nivelamento se realizou de forma remota. Isso trouxe desafios, dificuldades e novas possibilidades, mas graças ao apoio institucional do IFPI superamos todas essas adversidades. Portanto, consideramos que o evento foi um sucesso e contribuirá para a disseminação de conhecimentos na área de Engenharia de Materiais, além do mais disponibilizamos o curso por completo no you tube para que o aluno acesse o conteúdo no seu tempo e em qualquer lugar conectado à internet”, falou Francílio de Oliveira Sousa, coordenador do projeto.
As ações foram coordenadas por Francílio de Oliveira Sousa (coordenador), Gilvan Moreira da Paz (colaborador voluntário), Gabriel Gregório Sousa Pereira (estudante bolsista), Rafaela Patrícia Mendes de Araújo (colaboradora voluntária), João Paulo dos Santos Silva (colaborador externo) e Igor Antônio de Oliveira Carvalho (colaborador externo).
Assista as aulas no nosso canal no YouTube.