Notícias
IFPI realiza reunião sobre pesquisa de retinopatia diabética
O reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Paulo Borges da Cunha, e os pró-reitores de Ensino, Desenvolvimento Institucional, Extensão e Pesquisa, Pós-graduação e Inovação receberam na sala de reuniões da Reitoria do IFPI, em Teresina, a equipe responsável pela Rede Internacional de Inteligência Artificial para Diagnóstico da Retinopatia Diabética em Áreas Remotas.
A reunião contou com a presença do professor Dr. José Joaquim de Moura Ramos, do Grupo VARPA da Universidade da Coruña (Espanha), do professor Rafael Angelo Santos Leite, do campus Floriano-IFPI, do professor gor Bezerra Reis, do campus Corrente-IFPI, e do professor Otílio Paulo da Silva Neto, do Campus Teresina Central-IFPI.
O projeto, que une Brasil e Espanha, busca combater uma das principais causas de cegueira evitável no mundo, utilizando inteligência artificial e retinógrafos portáteis para facilitar o diagnóstico precoce da doença, especialmente em áreas com difícil acesso a atendimento especializado.
A iniciativa foi contemplada em edital do CNPq com aproximadamente meio milhão de reais, recurso que permitirá a aquisição de três retinógrafos portáteis, avaliados em cerca de R$ 40 mil cada, e de um supercomputador, orçado em R$ 150 mil, que ficará disponível no IFPI para pesquisas avançadas. Com parcerias de instituições brasileiras e espanholas, como a Universidade da Coruña, o Hospital dos Olhos Bucar, o Instituto de Investigación Biomédica de A Coruña (INIBIC), a Secretaria Municipal de Saúde de Floriano e o Hospital Regional Tibério Nunes, o projeto alia inovação tecnológica e compromisso social ao levar exames de alta precisão a comunidades remotas, preservando a visão e melhorando a qualidade de vida da população.