Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFPI realiza reunião sobre pesquisa de retinopatia diabética

Notícias

IFPI realiza reunião sobre pesquisa de retinopatia diabética

publicado: 14/08/2025 22h14 última modificação: 18/08/2025 15h29

O reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Paulo Borges da Cunha, e os pró-reitores de Ensino, Desenvolvimento Institucional, Extensão e Pesquisa, Pós-graduação e Inovação receberam na sala de reuniões da Reitoria do IFPI, em Teresina, a equipe responsável pela Rede Internacional de Inteligência Artificial para Diagnóstico da Retinopatia Diabética em Áreas Remotas. 

A reunião contou com a presença do professor Dr. José Joaquim de Moura Ramos, do Grupo VARPA da Universidade da Coruña (Espanha), dos professores Rafael Angelo Santos Leite, do Campus Floriano (IFPI), Igor Bezerra Reis, do Campus Corrente (IFPI), e Otílio Paulo da Silva Neto, do Campus Teresina Central (IFPI).

O projeto, que une Brasil e Espanha, busca combater uma das principais causas de cegueira evitável no mundo, utilizando inteligência artificial e retinógrafos portáteis para facilitar o diagnóstico precoce da doença, especialmente em áreas com difícil acesso a atendimento especializado.

A iniciativa foi contemplada em edital do CNPq com aproximadamente meio milhão de reais, recurso que permitirá a aquisição de três retinógrafos portáteis, avaliados em cerca de R$ 40 mil cada, e de um supercomputador, orçado em R$ 150 mil, que ficará disponível no IFPI para pesquisas avançadas. Com parcerias de instituições brasileiras e espanholas, como a Universidade da Coruña, o Hospital dos Olhos Bucar, o Instituto de Investigación Biomédica de A Coruña (INIBIC), a Secretaria Municipal de Saúde de Floriano e o Hospital Regional Tibério Nunes, o projeto alia inovação tecnológica e compromisso social ao levar exames de alta precisão a comunidades remotas, preservando a visão e melhorando a qualidade de vida da população.