Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFPI realiza reunião com FAPEPI sobre Centro de Pesquisa em Mineração

Notícias

IFPI realiza reunião com FAPEPI sobre Centro de Pesquisa em Mineração

publicado: 06/07/2023 17h40 última modificação: 06/07/2023 17h40

O Instituto Federal do Piauí participou na segunda-feira(03) de reunião para apresentação do projeto do o projeto do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mineração na sede da Fundação de Amparo a Pesquisa do Piauí – FAPEPI.

Participaram da reunião, o reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Borges da Cunha, o secretário estadual de fazenda, Emílio Junior, o presidente da FAPEPI, João Xavier, a pró-reitora de Extensão do IFPI, Divamélia Gomes, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFPI, Paulo Henrique Gomes de Lima, o professor do IFPI e pesquisador da área, Érico Gomes.

O Centro de Pesquisa em Mineração é um projeto que envolve diversas áreas, desde a popularização da ciência até a criação de plataformas e o desenvolvimento de insumos para a agricultura.

De acordo com o reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, o Centro de Pesquisa em Mineração é mais uma oportunidade de estimulo ao desenvolvimento econômico e social do IFPI para a sociedade piauiense. “Esta parceria entre IFPI e FAPEPI através do Centro de Pesquisa permite contribuições em diversas áreas desde a formação de recursos humanos como também o desenvolvimentos de novas tecnologias, produtos e serviços”, destacou.

De acordo com o professor Érico Gomes, o Centro permitirá um crescimento maior da área de mineração no Estado. “queremos fomentar o conhecimento científico e aperfeiçoar as práticas de extração mineral, visando sempre a preservação do meio ambiente”, afirmou o professor.

O presidente da Fapepi, por sua vez, ressaltou a importância da iniciativa para o desenvolvimento econômico do estado. “A mineração é uma atividade fundamental para o crescimento da economia piauiense. Com o Centro de Pesquisa em Mineração, poderemos atrair investimentos e tornar o nosso estado ainda mais competitivo nesse setor”, disse João Xavier.