Notícias
IFPI realiza oficina sobre Economia Solidária e Associativismo na Comunidade dos Potes
O Instituto Federal do Piauí realizou, na Comunidade Quilombola Potes, uma oficina sobre Economia Solidária e Associativismo. O momento foi organizado pela equipe do Projeto de Diagnóstico de Indicação Geográfica “Artesanato da Comunidade Quilombola Potes” (Eixo I, do edital n° 03/2022 SETEC/MEC) e contou com a participação das artesãs e dos artesãos da Comunidade dos Potes. A atividade ocorreu às margens da BR-230, nas proximidades do município de São João da Varjota/PI.
A oficina “Economia solidária e Associativismo: caminhos e desafios” foi ministrada pela professora Aritana Sousa Dutra Melo, do campus Teresina Zona Sul e que faz parte da equipe colaboradora do projeto coordenado pela professora Marina Bezerra da Silva, do Campus Oeiras. Além das professoras, estiveram presentes os bolsistas do projeto, Neurivania Lopes, Ronan Barbosa de Lima e Guilherme da Silva.
Os artesãos e membros da Associação da Comunidade dos Potes assistiram, inicialmente, a parte teórica referente ao tema e, ao longo do dia, realizaram algumas atividades práticas focadas no associativismo, as quais abrangeram desde a compreensão da Economia Solidária até ações e estratégias relacionadas trabalho coletivo e em associação. Maria Noelma, representante da Comunidade dos Potes, relata que “o momento foi de grande importância na Comunidade e na Associação, pois o trabalho coletivo é a base da produção artesanal e de todas as conquistas da Comunidade dos Potes”. De acordo com a professora Marina Silva, "conseguirmos trazer uma profissional com a competência da professora Aritana até a Comunidade dos Potes foi de grande relevância, por todo seu conhecimento a respeito da Economia Solidária e das experiências acumuladas em Associações e Cooperativas. Assim, este foi mais um momento que marcou o projeto em andamento, referente à busca do reconhecimento da indicação geográfica”.