Notícias
IFPI realiza lançamento do Programa Jovem Aprendiz
O Instituto Federal do Piauí realizou na quinta-feira (09) o lançamento oficial do Programa de Aprendizagem Profissional – Jovem Aprendiz da Instituição no auditório da Reitoria.
Participaram do evento, o reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, a pró-reitora de Extensão, Divamélia Gomes, o pró-reitor de Ensino, Odimogenes Lopes, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Paulo Henrique Gomes de Lima, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, José Luis de Oliveira e Silva, a Pró-reitora de Administração, Larissa Santiago, o auditor fiscal do trabalho, Leonardo Araujo, o diretor presidente da Prime Center, James de Andrade, o diretor presidente da Piauí Conectado, Emerson Santiago, a superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, Monique Menezes, coordenadores, professores, estudantes e convidados.
Após a execução do hino nacional, o reitor do IFPI e presidente do Conselho Superior da Instituição assinou o regulamento do Programa na Instituição como também os primeiros contratos de aprendizagem profissional dentro do programa com Prime Center e o Piauí Conectado.
O Programa Jovem Aprendiz é uma política pública de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho voltada aos jovens entre 14 a 23 anos bem como pessoas com deficiência sem limite máximo de idade.
De acordo com a pró-reitora de Extensão, Divamélia Gomes, esta política gera oportunidades para adolescentes e jovens, especialmente, no que se refere às possibilidades de formação e inserção no mercado de trabalho e vantagens para empresas que contribuem com qualificação de jovens trabalhadores e atendem as demandas do mercado.
No âmbito do IFPI, o programa é vinculado à Proex e será amparado pela legislação nacional. O programa foi elaborado por comissão do IFPI, aprovado pelo Ministério Público do Trabalho do Piauí e contou com apoio do auditor fiscal do trabalho, Leonardo Araujo.
O reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, destacou que o projeto é resultado do compromisso da gestão com a qualificação profissional conectada às demandas do mercado e geradora de oportunidade para estudantes do IFPI. “Neste primeiro momento, temos 28 cursos incluídos no cadastro nacional da aprendizagem profissional, através dos campi Teresina Central, Teresina Zona Sul, Dirceu, Floriano, Parnaíba, Oeiras e São João do Piauí que possibilitará ampla cobertura do programa em vários municípios do Piauí”, disse.