Notícias
IFPI realiza audiência pública para definição de cursos do campus Esperantina
O Instituto Federal do Piauí realizou audiência pública para definição da oferta inicial de cursos do campus Esperantina nesta terça-feira(21) na cidade de Esperantina(PI) e contou com a participação do vice-governador do Estado, Themístocles Filho, da prefeita municipal, Ivanária Sampaio, do reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Borges da Cunha, pró-reitores, diretores, do diretor geral do campus, José dos Santos Moura, do diretor de ensino, Francisco Nogueira Lima, secretários municipais, vereadores, ongs, estudantes da rede municipal, sindicatos, prefeitos, políticos e representantes de diversos municípios da região dos Cocais como Batalha, Morro do Chapéu, Joca Marques, Madeiro, Luzilândia, Matias olímpio, Campo largo, Porto, Nossa Senhora do Remédio, São joão do arraial, Joaquim Pires e Murici dos Portelas.
Em seu pronunciamento, o vice-governador do Estado, Themístocles Filho, falou sobre a importância da chegada de uma escola pública profissionalizante em Esperantina que beneficiará toda a região dos Cocais. “Queremos agradecer a este grande homem, o reitor do iFPI, Paulo Borges que vem se empenhando pelo IFPI, uma instituição tão importante para o nosso Estado. A chegada do IFPI a esta região vai permitir que a população tenha acesso a uma escola profissionalizante pública com uma estrutura excelente sem precisar ir para outra região", disse.
A prefeita municipal de Esperantina, Ivanária Sampaio, agradeceu ao vice-governador e esposo pelo empenho na articulação para a vinda de um campus do IFPI para o município. “O Themistocles foi incansável para que este investimento em educação tão importante estivesse em nosso municipio. Estamos felizes em ver a nossa Esperantina se desenvolvendo e acreditamos que o IFPI vai proporcionar educação e consequentemente um futuro melhor para todos desta região, disse.
Durante a solenidade, aconteceu a manifestação de servidores da área da educação municipal e estadual, secretários, vereadores, policiais militares e bombeiros, estudantes e representantes da sociedade civil.
O diretor geral do campus, José dos Santos Moura, agradeceu a população da cidade pelo acolhimento e envolvimento neste processo de instalação do campus na região. "Visitamos diversas comunidades, dialogamos com sindicatos, com poder público local sobre o IFPI e este momento é uma demonstração do quanto vocês abraçaram a chegada da educação profissional pública nesta cidade. Agradecemos a nossa prefeita pelo total apoio que vem propiciando em todas as nossas ações aqui na região", ressaltou.
O reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Borges da Cunha, em sua fala, fez referência a importância da rede federal e a interiorização do ensino profissionalizante no Brasil. "Atualmente, temos mais de 700 campi de Institutos Federais em todo o Brasil que vem proporcionando educação profissional de qualidade e acima de tudo cidadania, fazendo com que muitos brasileiros acreditem e mudem de vida", ressaltou.