Notícias
IFPI realiza abertura do 8º Integra e do 11º Cointer
Na noite dessa terça-feira, 26, a emoção aconteceu na abertura da 8ª edição do Integra IFPI em Teresina-PI. O evento, que nesta edição está sendo realizado em parceria com o 11º Congresso Internacional Despertando Vocações - Cointer, reuniu mais de mil alunos e servidores de todos os campi da instituição.
O evento iniciou com uma emocionante apresentação do Coral de Vaqueiros de União que acompanhados por uma orquestra sanfônica tocaram o Hino Nacional e o do Piauí, como também apresentaram o aboio do sertanejo, seus lamentos, o seu cotidiano.
Em seguida, os participaram assistiram ao curta-documentário Suçuarana que fala sobre a representatividade e cotidiano dos quilombolas da comunidade Sussuarana, no município de Piripiri (PI). A produção conta com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), e é coordenada pelo professor Thomson Beserra (Campus Piripiri), com participação na equipe da professora Marluce Morais (Campus Teresina Dirceu Arcoverde), do servidor Bruno Nazion (Diretoria de Comunicação) e do aluno bolsista Francisnilto dos Santos Nascimento (Campus Piripiri).
Nesta edição, o Integra, que objetiva divulgar projetos, pesquisas e intervenções realizadas na instituição, tem como tema "Construindo pontes: 115 anos conectando educação e comunidade no IFPI". Da mesma forma, os participantes do Cointer discutirão sobre a humanização, ciência, tecnologia e trabalho em tempos de inteligência artificial.
Após a programação cultural, os participantes acompanharam a conferência de abertura do Cointer com o tema: “Formação de Profissionais e Inteligência Artificial - Desafios e Perspectivas” , que foi ministrada pelo professor da universidade espanhola Unileon, professor Dr. Roberto Baelo Alvarez. O palestrante apresentou um panorama sobre a revolução digital e como as IA podem contribuir no processo de formação educacional.
Na fala de abertura, o presidente do Instituto Despertando Vocações, Erick Viana, do Instituto Federal de Pernambuco, falou sobre as diretrizes que norteiam o trabalho do Programa, que são o estímulo às parcerias, ao protagonismo estudantil, a socialização de conhecimento e cooperação internacional de projetos e ações.
Para o reitor Paulo Borges da Cunha, o tema é um lembrete de que o desenvolvimento educacional e científico não acontece isoladamente. “É através das parcerias que vamos fortalecendo o que construímos. Não é a toa que estamos juntamente com o Integra, sediando um evento tão importante como o Cointer. “Desejamos um excelente evento a todos os participantes e convidamos para que juntos possamos mostrar que a força da união, da ciência e da educação pode transformar realidades e construir um futuro melhor para todos”, disse.
Os participantes do Integra e do Cointer podem conferir a programação completa do evento no site do Integra.
Programação Cultural
A abertura ainda contou com uma apresentação teatral sobre o tema Bullying não é brincadeira, organizada pelo grupo Arte e Riso (de Pernambuco) e a declamação de uma poesia pelo artista Vagner Ribeiro, professor do Campus José de Freitas.