Notícias
IFPI participa de webinar sobre PROEJA e cursos FIC

Pelo IFPI, participaram os professores Paulo Borges da Cunha, Odimógenes Soares, Léia Soares, Nalva Rodrigues e Élissa Tavares
O Instituto Federal do Piauí (IFPI) participou, nessa segunda-feira, 27, do webinar “PROEJA e cursos FIC no IFPI: desafios e possibilidades na garantia do direito à educação e a formação profissional". O seminário fez parte da Semana de Ação Mundial (SAM) do Estado do Piauí, evento internacional que reúne mais de 100 países, engajados e mobilizados na garantia do direito à educação.
No Brasil, a campanha pelo Direito à Educação realiza, desde 2003, iniciativas da SAM, que já mobilizou mais de 90 milhões de pessoas na promoção da educação como prioridade na agenda política. No Piauí, a SAM é coordenada pelo Comitê Estadual da Campanha Nacional pelo direito à educação e conta com a parceria de um conjunto de entidades e movimentos da área da educação pública.
A participação do IFPI discutiu o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), bem como os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), no âmbito do IFPI, dando ênfase aos desafios e possibilidades na garantia do direito à educação básica e a formação profissional de pessoas jovens e adultas.
Estavam no webinar, o reitor Paulo Borges da Cunha, o pró-reitor de Ensino, Odimógenes Soares Lopes, a professora Léia Soares da Silva, que coordenou o momento e fez a mediação das falas das expositoras, no caso, a diretora do Ensino Técnico, Nalva Maria Rodrigues de Sousa, e a coordenadora do PROEJA no Campus Valença, Élissa Tavares Duarte.
Nalva Rodrigues apresentou a história do PROEJA e dos cursos de formação inicial e continuada (FIC), mostrando o panorama atual e as perspectivas na instituição. Já a professora Élissa Tavares expôs as suas experiências e percepções do PROEJA, com vídeos de relatos de alguns alunos do Vale do Sambito, em Valença.
O webinar foi transmitido pelo canal da SAM-PI no Youtube, onde pode ser conferido na íntegra.