Notícias
IFPI participa de Encontro Nacional de Gestores de Comunicação das Instituições Federais de Ensino
O Instituto Federal do Piauí participou do Encontro Nacional de Gestores de Comunicação das Instituições Federais de Ensino, realizado entre os dias 03 a 05 de dezembro no Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF).
O evento foi promovido pelo MEC através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e Assessoria de Comunicação Social.
Participaram mais de 100 gestores e profissionais de comunicação de Universidades, Institutos Federais de todo o Brasil e do Colégio Pedro II, com o objetivo de debater estratégias e ações para fortalecer a comunicação pública e contribuir na qualificação de de gestores da área que atuam nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das universidades federais.
A programação incluiu mesas-redondas, palestras, atividades culturais, debates sobre gestão de comunicação em situações de crise, utilização estratégica de redes sociais, comunicação pública, ações e orientações no combate à desinformação, educação midiática.
O diretor de Comunicação do IFPI, George Lima, destacou a importância do evento como oportunidade de aproximação, de construção de parcerias como também do fortalecimento de projetos e ações de comunicação em rede entre as Instituições de Ensino da Rede Federal.
"Agradecemos ao MEC pela organização do evento e aos colegas participantes pela rica troca de ideias e experiências. A troca de experiências e o alinhamento estratégico discutidos durante o encontro foram importantes para contribuir com a atuação dos gestores de comunicação que trabalham na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, além das universidades federais”, disse.
Um dos palestrantes do evento foi o professor universitário, servidor da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), Jorge Duarte, que abordou os desafios de atuar com comunicação em instituições públicas, bem como as boas práticas para um trabalho baseado em diagnóstico e planejamento, com foco na informação para o cidadão. “É importante começar definindo o objetivo de sua comunicação a partir da missão de cada instituição. Tendemos a não ser efetivos na comunicação porque não sabemos o que pensam, o que querem ou precisam nossos públicos”, destacou o professor.
Duarte ainda ressaltou quatro pilares para atuação da comunicação pública: transparência e eficiência; comunicação bidirecional, com canais de diálogo e mecanismos de participação comunitária; fortalecimento na confiança das políticas públicas; e foco em resultados concretos e cotidianos. “Comunicação é mais do que distribuir informação. Comunicação é meio, é diálogo, interação e troca”, afirmou.
Com informações do MEC
Confira galeria de fotos do evento