Notícias
IFPI organiza II Semana da Consciência Negra Intercampi
Com o tema "10 anos da Lei de Cotas: resistência e reparação histórica", o Instituto Federal do Piauí realiza, a partir de 16 de novembro, a II Semana da Consciência Negra Intercampi. O evento marca as discussões relacionadas ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.
A primeira atividade da Semana acontecerá no Campus Teresina Zona Sul e será transmitida pelo Instagram, no perfil @ifpiaui: será uma palestra proferida pela professora Odilanir de Oliveira Leão, que é contadora, professora, mestra em Educação e ativista nos grupos Roda Griô/GEAfro/UFPI, SANKOFA/UESPI e AYABÁS. Também contará com a participação de egressos dos campi Teresina Zona Sul e Teresina Central, através dos relatos de experiência sobre o acesso ao ensino superior através da política de cotas.
As programações dos campi contemplam uma série de iniciativas que incluem apresentações culturais, palestras, oficinas, oficinas árticos-culturais, mobilização acadêmica, dentre outras atividades que trazem a temática da inclusão racial na educação superior bem como o papel dos Institutos Federais no processo de enfretamento das desigualdades raciais e construção de uma sociedade com mais equidade.
SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: o evento acontece com a participação de todos os campi do IFPI que possuem atuação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), com apoio da diretoria geral dos campi e da Pró-reitoria de Extensão, além de outros parceiros locais, pesquisadores e movimentos sociais.
Neste ano, o tema central da Semana tem como foco as cotas para acesso ao ensino superior, com destaque para a cotas raciais, que foram instituídas através da Lei nº 12.711 de 2012 . A Lei estabelece a política de cotas para acesso ao ensino superior através da reserva de 50% do total de vagas nas universidades e institutos federais para estudantes oriundos de escolas públicas e para negros e indígenas. Consiste numa ação afirmativa que tem se cristalizado como uma das principais ferramentas para inserir jovens pretos, pardos e indígenas nos espaços acadêmicos, democratizando a educação superior nas instituições públicas de ensino, historicamente marcadas pela elitização em seus cursos.
De acordo com os organizadores, a Semana Intercampi, além de promover um conjunto de ações em alusão ao 20 de novembro mobiliza toda a comunidade estudantil e servidores, visa fortalecer as iniciativas de cada campus, contribuindo com a política da educação para a diversidade étnico-racial no IFPI, respeito e reconhecimento da população negra/afrodescendente e/ou afrobrasileira. O evento promoverá ainda divulgação e valorização da cultura afro-brasileira, além de fomentar os diálogos institucionais em torno do pesquisa, ensino e extensão voltados para a educação antirracista e respeito às diferenças étnico-raciais.
Confira a programação completa.