Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFPI oferta curso de formação pedagógica para o ensino de capoeira

Notícias

IFPI oferta curso de formação pedagógica para o ensino de capoeira

publicado: 18/12/2025 13h23 última modificação: 19/12/2025 12h54

Já estão abertas, até 2 de janeiro, as inscrições para o Projeto de Extensão: Curso de Formação Pedagógica para o Ensino de Capoeira nas Escolas da Educação Básica, aprovado no Edital PIBEX 2025/PROEX IFPI. 

O curso é destinado a docentes e agentes culturais da capoeira, e será oferecido de 5 de janeiro a 7 de fevereiro, na modalidade híbrida, com encontros remotos via Google Meet e encontro presencial no Campus Dirceu Arcoverde do IFPI.

As aulas focarão em competências e habilidades essenciais para o mercado educacional atual, voltadas ao ensino da capoeira nas escolas, considerando seus aspectos culturais, históricos, pedagógicos e técnicos, com vistas à promoção da diversidade, inclusão e valorização da cultura afro-brasileira.

“Apesar de sua relevância, muitos docentes e agentes culturais ainda buscam formação específica para integrar a capoeira ao currículo escolar. Essa necessidade não é apenas uma percepção, mas um ponto central do Plano de Salvaguarda da Capoeira do Estado do Piauí, coordenado pelo IPHAN”, explicou o coordenador do curso, professor Antônio Francisco Ramos

O professor destaca ainda que no Piauí já existe a Lei nº 5.784/2008, que cria o Dia da Capoeira e dispõe sobre o ensino e a prática da mesma nas unidades escolares da rede pública estadual de educação e dá outras providências e Lei nº 8.596/2025, que reconhece a capoeira como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial pelo Estado do Piauí.

“Desse modo, o curso visa suprir essa lacuna, capacitando agentes culturais que ensinam capoeira e professores da educação básica a compreenderem a capoeira em seus aspectos históricos e técnicos, promovendo uma prática educativa inclusiva e transformadora”, finalizou.

O projeto possui caráter interdisciplinar e interinstitucional, unindo Universidade Federal do Piauí, Universidade Estadual do Piauí e IFPI (Campus Dirceu Arcoverde e Angical), além do Conselho de Salvaguarda da Capoeira (IPHAN), FECAPI,Projeto Capoeiríssima e Sankofa Centro de Cultura. 

Faça sua inscrição aqui.