Notícias
IFPI oferta 2.263 vagas para cursos superiores em 19 campi
O Instituto Federal do Piauí divulga o edital do Vestibular 2026, com oferta de 2.263 vagas em 72 cursos superiores presenciais (tecnólogos, bacharelados e licenciaturas) nos campi Angical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Floriano, José de Freitas, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina Central, Teresina Dirceu, Teresina Zona Sul, Uruçuí e Valença.
Nessa edição, a seleção de candidatos será realizada de forma diferente. Para os cursos de Bacharelado e de Tecnologia todas as vagas serão preenchidas através do resultado da prova objetiva e da redação que compõem o Vestibular. Já para as Licenciaturas 50% das vagas de todos os campi serão preenchidas Vestibular e os outros 50% das vagas serão preenchidas por meio do SISU 2026.1, com base no resultado do ENEM.
As inscrições poderão ser realizadas de 25 de setembro a 14 de outubro, exclusivamente no site selecao.ifpi.edu.br. Para iniciar o procedimento de inscrição o candidato deve ENTRAR COM GOV.BR.
ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO
O candidato que pertença a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário mínimo nacional, além dos estudantes do 3º ano do ensino médio dos cursos técnicos do IFPI, poderão requerer a isenção do pagamento da taxa de inscrição.
A solicitação deverá ser feita no formulário de inscrição, disponível em selecao.ifpi.edu.br, de 25 de setembro a 6 de outubro. Os candidatos poderão acompanhar o resultado da solicitação em suas páginas no sistema, e em caso de solicitação INDEFERIDA, deverão realizar nova inscrição na forma NORMAL e realizar o pagamento da taxa no valor de R$ 40.
SOLICITAÇÃO DO NOME SOCIAL
Candidato(a) transgênero, travesti ou transexual tem o direito de ser tratado(a) pelo gênero e pelo nome social por ele(a) indicado, durante a realização de todas as etapas do Vestibular. A solicitação deverá ser feita em selecao.ifpi.edu.br, nos dias 25 e 26 de setembro, anexando a documentação listada no edital
p.s.: Nome social é a designação pela qual a pessoa transgênero, travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida.
HETEROIDENTIFICAÇÃO
É um procedimento OBRIGATÓRIO para os candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas para uso de cotas. Deverá ser realizado em https://heteroidentificacao.ifpi.edu.br/, enviando a documentação especificada no edital, no período de 25 de setembro a 14 de outubro.
Candidatos que não realizarem o procedimento dentro do prazo, ou que tiverem o procedimento INDEFERIDO, serão remanejados para AMPLA CONCORRÊNCIA.
ATENDIMENTO ESPECIAL
Pessoas com deficiência de natureza física, mental, intelectual ou sensorial e lactante poderão solicitar condição especial para realização da prova em selecao.ifpi.edu.br, de 25 de setembro a 14 de outubro, preenchendo o questionário e anexando laudo médico, LEGÍVEL, constando o CID, datado, carimbado e assinado pelo médico especialista
Devem informar os aparelhos ou equipamentos que usualmente utiliza, os quais serão colocados sob avaliação do sistema de segurança deste Vestibular 2026.1, além de especificar o tipo de atendimento especial que irá necessitar, de acordo com sua deficiência ou necessidade.
PROVA
A prova do Vestibular 2026 acontece no dia 23 de novembro, e o candidato poderá escolher no momento da inscrição em qual município irá realizá-la. Ela contará com 70 questões de múltipla escolha, além de redação.
Confira o edital completo em selecao.ifpi.edu.br e em caso de dúvidas entre em contato com a Comissão Organizadora em vestibular@ifpi.edu.br.