Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFPI integra aliança para inovação na agropecuária brasileira

Notícias

IFPI integra aliança para inovação na agropecuária brasileira

publicado: 09/05/2016 21h05 última modificação: 18/05/2016 13h44
Exibir carrossel de imagens Representantes das instituições que integram a aliança

Representantes das instituições que integram a aliança

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) ingressou em uma aliança de instituições de ensino, pesquisa e extensão do Piauí e do Maranhão que buscam gerar conhecimentos e tecnologias sustentáveis que aumentem a competividade da agricultura brasileira. A entrada do IFPI no grupo foi acertada na quinta-feira, 5, em reunião conjunta promovida pela Embrapa Meio-Norte.

De acordo com o chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Carvalho Leite, um dos objetivos da aliança é renovar o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA). “A ideia é apresentar um novo formato de plataforma de pesquisa, onde as estratégias e estruturas sejam compartilhadas, a governança mais ágil e focada no mercado de inovações, abrindo a possibilidade de novas fontes de financiamento”, explicou.

O assessor do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFPI, Tiago Soares, acredita que a iniciativa da Embrapa em unir as instituições veio em um bom momento. “Precisamos promover a transferência de tecnologia para uma maior competitividade do setor agrícola do estado do Piauí”, disse.

Os presentes decidiram formar um Comitê Gestor, com representantes de cada instituição, com o objetivo de identificar os desafios prioritários e alternativas para sua resolução a partir da constituição da aliança. O professor do Marcelino Fonteles, do Campus Oeiras, será o representante titular do IFPI no comitê e terá como suplente Tiago Soares.

Pelo IFPI, participaram da reunião representantes da Reitoria e dos campi Campo Maior, Oeiras, São João do Piauí, Paulistana, Uruçuí, Corrente e Valença. Além da Embrapa e do IFPI, integram a aliança as Universidades Federais do Piauí e do Maranhão (UFPI e UFMA), a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), a Federação dos Trabalhadores de Agricultura do Estado do Piauí (FETAG) e o Sindicato Rural de Uruçuí.