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IFPI inicia reformulação de projetos pedagógicos de cursos técnicos integrados
A Pró-reitoria de Ensino do IFPI realizou na quinta-feira (03) reunião com as presidências das 39 comissões responsáveis pela reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos integrados ao médio da Instituição. Na pauta foram tratados temas como a resolução de criação das diretrizes de reformulação, o cronograma das principais ações e a apresentação da minuta de nota técnica que orientará as atividades das comissões.
Na sexta-feira (27) o IFPI publicou portarias com as comissões de reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos integrados ao médio. As comissões são compostas por professores e professoras da área técnica e da formação geral básica, além de técnicos-administrativos do setor pedagógico e das bibliotecas, garantindo um olhar plural e completo sobre cada projeto.
O objetivo da reformulação é atualizar e modernizar os currículos, fortalecer a formação integral dos estudantes e alinhar a oferta educacional às novas diretrizes nacionais. O processo de reformulação será norteado pela Resolução Normativa CONSUP/IFPI Nº 239, de 20 de fevereiro de 2025, que estabelece um novo arcabouço para a educação profissional e técnica no âmbito do IFPI.
O reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, destaca que a reformulação promoverá uma formação integral, que articule de maneira sólida os conhecimentos da base comum com as competências técnicas específicas de cada curso, superando a fragmentação do saber e fortalecendo a interdisciplinaridade.
Além das 23 comissões de reformulação, uma para cada um dos cursos técnicos ofertados, serão formadas 16 comissões por área/disciplina da Formação Geral Básica. O papel dessas comissões será padronizar e articular os trabalhos entre os diferentes cursos, garantindo a coesão curricular e a complementaridade dos saberes em todas as áreas do conhecimento, como Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
O pró-reitor de Ensino do IFPI, Odimogenes Lopes, ressalta que as principais mudanças propostas pela nova diretriz está a organização curricular em três núcleos – Básico, Tecnológico e Integrador – e a atualização da carga horária total dos cursos, que passará por um acréscimo para garantir o aprofundamento necessário em todas as áreas. No caso da formação geral básica a carga horária, que atualmente é de 1.800 h, passará a ser de quase 2.500 h, quando somada com as disciplinas do núcleo integrador. "É um trabalho coletivo que fortalecerá a excelência do nosso ensino e o protagonismo dos nossos egressos, preparando-os para os desafios atuais com uma formação humana, científica e tecnológica de qualidade", completou.
A reformulação também busca fortalecer a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, e garantir a inclusão de componentes essenciais, como a língua espanhola.
Os trabalhos das comissões se estenderão pelos próximos três meses, seguindo um cronograma detalhado. A expectativa é que os novos Projetos Pedagógicos estejam concluídos e aprovados a tempo para que os estudantes que ingressarem no ano letivo de 2026 já sejam matriculados nos currículos reformulados, marcando um novo capítulo na oferta da educação profissional e tecnológica do Piauí.