Notícias
IFPI forma comissão para registro de indicação geográfica da galinha Canela-Preta

IFPI forma comissão para registro de indicação geográfica da galinha Canela-Preta
O Instituto Federal do Piauí realizou, na última quarta-feira, 16, reunião com a UFPI, UESPI, EMBRAPA Meio-Norte e Câmara Setorial de Avicultura do Piauí, com o objetivo de realizar o diagnóstico da galinha caipira da raça Canela-Preta no Piauí para solicitar o registro de indicação geográfica da raça.
A reunião foi conduzida pelo reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha e o trabalho será realizado pelo IFPI e instituições parceiras. Após o levantamento, as informações serão submetidas ao INPI para solicitação do registro.
A comissão será presidida pelo diretor do Campus José de Freitas, José do Santos Moura, e composta pelo pró-reitor de Pesquisa e Inovação, José Luís de Oliveira, representantes da UFPI, José Lindenberg e Natanael Pereira, representante da UESPI, Dinnara Layza, presidente da câmara de avicultura caipira do Piauí, Débora Araújo e representante da EMBRAPA Meio-Norte, Marcos Jacob.
O registro de Indicação Geográfica (IG) é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer (Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).