Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFPI é semifinalista de Concurso de Boas Práticas Correcionais

Notícias

IFPI é semifinalista de Concurso de Boas Práticas Correcionais

publicado: 20/10/2023 14h31 última modificação: 20/10/2023 14h31

O Projeto Repensar do IFPI, que esse ano abordou o tema “Uso consciente da internet e das redes sociais” é semifinalista do Concurso de Boas Práticas Correcionais – 2023, do Governo Federal.

O concurso tem por objetivo estimular, reconhecer e premiar iniciativas desenvolvidas pelas unidades correcionais públicas em todos os níveis da federação, que promovam o aprimoramento das apurações de responsabilidade ou a inovação no combate à corrupção. O IFPI é semifinalista na categoria “Administração Direta, Autárquica e Fundacional Federal”.

"O projeto, que iniciou em 2019, convida a comunidade acadêmica a “Repensar” alguns temas que muitas vezes parecem ser corriqueiros, contribui diretamente na mudança do clima organizacional da instituição, tornando mais conscientes os servidores e usuários dos serviços ofertados pelo IFPI” disse Allan Kout Lima de Franca, Corregedor Geral do IFPI.

Segundo o corregedor, o meio mais eficaz para o aprimoramento das apurações de responsabilidade inicia na antecipação ao fato infracional, e isso só se torna possível com a conscientização e preparo daqueles que fazem parte da instituição, sejam eles os usuários ou os prestadores de serviço.

“Uma comunidade acadêmica consciente permite que ações tidas como dentro da normalidade sejam repensadas e deixem de existir dentro do ambiente organizacional, permitindo ainda ao cidadão respaldo para identificar e denunciar situações que configurem abuso ou ameaça a sua integridade física e psicológica. O usuário bem preparado e consciente dos seus direitos e deveres consegue, caso seja necessário, apresentar denúncias robustas que permitam as devidas apurações. Após as ações realizadas pelo projeto, a comunidade acadêmica passou a ter mais confiança e segurança para buscar o contato com a Ouvidoria e Corregedoria do IFPI”, falou.

Outro aspecto deste tipo de ação é mudar a visão distorcida a respeito da Corregedoria, mostrando à comunidade que suas ações vão muito além de atividades de coerção, estando à disposição de todos para parcerias, esclarecimento de dúvidas, orientações e fortalecimento da instituição.

Conheça o projeto e suas ações em www.ifpi.edu.br/repensar