Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFPI é selecionado em projeto Capes-Fulbright para ensino de inglês

Notícias

IFPI é selecionado em projeto Capes-Fulbright para ensino de inglês

publicado: 26/09/2024 15h42 última modificação: 26/09/2024 17h00

O Instituto Federal do Piauí foi selecionado no edital do Programa Capes-Fulbright de Assistente de Ensino de Língua Inglesa para projetos Institucionais. Dentre os 5 projetos aprovados, o IFPI é o único Instituto Federal do Brasil com proposta aprovada. 

O IFPI, a partir da aprovação da proposta, recebimento de 2 (dois) assistentes de ensino de língua inglesa, com intuito de contribuir para o aprimoramento dos cursos de Licenciatura Intercultural Indígena do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR EQUIDADE), na perspectiva de valorizar a formação e a relevância social dos profissionais formados nestes cursos. A vigência do Projeto será de até 3 (três) anos.

A proposta submetida pelo IFPI, através da coordenação do Parfor-Equidade, prevê o desenvolvimento do ensino de inglês valorizando as relações étnico raciais e a diversidade étnica indigena, como forma de potencialização dos processos ensino-aprendizagem  na formação dos educandos no curso de Licenciatura Intercultural Indigena.

De acordo com o coordenador do Parfor-Equidade, Edvaldo Oliveira, o projeto oportunizar conhecimentos socioculturais relacionados ao Inglês aos participantes. “ Através deste programa poderemos desenvolver, por exemplo,  pesquisas para revitalização de práticas linguísticas e culturais de cada comunidade com a situação sociolinguística e sociocultural de cada etnia indígena participante do curso”, destacou.

O reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Borges da Cunha, destacou a importância da aprovação do projeto e do IFPI ser o único Instituto Federal a participar desta iniciativa. “Esse projeto reforça o nosso compromisso em promover uma educação inclusiva e de qualidade, respeitando e valorizando as especificidades culturais dos povos indígenas. O domínio de uma língua estrangeira, como o inglês, amplia as oportunidades de inserção acadêmica e profissional dos nossos estudantes”, falou. 

Confira o resultado