Notícias
IFPI e SAF publicam edital para capacitação de jovens da agricultura familiar
O reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Borges da Cunha, e a secretária da Agricultura Familiar - SAF/PI, Rejane Tavares, lançaram o edital do projeto Juventude Rural Transformadora na sala de reuniões do gabinete da Reitoria do IFPI.
O projeto é voltado para jovens egressos de Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), Escolas Rurais, Escolas Agrotécnicas e do IFPI , com idade entre 18 e 25 anos, para atuarem como bolsistas capacitando-os para participação em iniciativas de inclusão produtiva e processos de transformação social.
As inscrições acontecem no período de 10 a 22 de setembro através do portal do IFPI. Os jovens selecionados receberão bolsa com valor mensal de R$1.000,00 com duração de até 18 meses.
O processo seletivo acontece em duas etapas: análise documental e entrevista.
As 100 vagas serão distribuídas em todos os 12 territórios de desenvolvimento do Piauí: Chapada das Mangabeiras, Chapada Vale Rio Itaim, Alto Parnaíba, Vale dos Rios Piauí e Itaueira, Serra da Capivara, Vale no Canindé, Vale do Rio Guaribas, Vale do Sambito, Entre Rios, Carnaubais, Cocais e Planície Litorânea.
Eles terão a missão de identificar oportunidades de aperfeiçoamento tecnológico, além de aprimorar aspectos de organização e gestão, comunicação, política, sustentabilidade socioeconômica e ambiental no contexto da Agricultura Familiar.
A secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, pontua que esse projeto é uma aposta para uma nova forma de fazer assistência técnica, aproximando os jovens do processo produtivo. “Esse projeto vai propor uma nova cara para a assistência técnica do estado do Piauí apoiando a juventude e fazendo com que eles tenham projetos produtivos e que tenham conhecimento”, disse a secretária.
O reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Borges da Cunha, falou sobre a importância da tecnologia e a inovação estarem mais próximos da agricultura familiar. “Através deste programa e da participação desta juventude, estimularemos cada vez mais o desenvolvimento de tecnologias aplicadas diretamente aos agricultores familiares”, destacou.