Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFPI é o primeiro Instituto Federal do Brasil a licitar os novos campi

Notícias

IFPI é o primeiro Instituto Federal do Brasil a licitar os novos campi

Parceria com IFBaiano acelerou a implantação dos campi na Instituição baiana

publicado: 18/09/2024 00h44 última modificação: 19/09/2024 17h09

O Instituto Federal do Piauí é o primeiro IF a iniciar o processo licitatório para a construção das três novas unidades como parte do projeto de expansão dos Institutos Federais no Brasil. O IFPI construirá novas unidades nas cidades de Altos, Barras e Esperantina. 

O projeto arquitetônico dos novos campi do IFPI também será utilizado pelo Instituto Federal Baiano através de parceria entre as Instituições. O IFPI também contribuiu com todo o processo licitatório para a construção dos novos campi do IF Baiano. 

Na quinta-feira, 12, o reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, o reitor do IF Baiano, Aécio Duarte, a equipe de engenharia do IFPI, do IF Baiano e da SETEC/MEC, estiveram reunidos na reitoria do IF Baiano para oficializar a parceria e lançar a licitação dos quatro novos campi do Instituto nas cidades de Remanso, Ribeira do Pombal, Ruy Barbosa e Santo Estêvão. 

O reitor do IF Baiano, Aécio Duarte, destacou a importância da parceria com o IFPI para que todo o processo de construção do novos campi avançasse. "Hoje, na companhia do professor Paulo Borges, reitor do IF Piauí, fizemos um momento de valorização de um processo ao qual estamos submetidos na nossa Rede, que é o processo de expansão das unidades dos Institutos Federais. Cumprimos a primeira etapa da tarefa, que é a licitação das 4 novas unidades do IF Baiano e, ontem, recebemos parte do recurso da expansão e da consolidação dos campi existentes, onde serão construídas bibliotecas e refeitórios. Para que isso aconteça, foi fundamental a parceria com o IF Piauí, porque os projetos e toda a atividade foram feitos conjuntamente com o IF Piauí”, afirma o reitor Aécio Duarte.

De acordo com o reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, essa parceria é a maior prova de que, unidos, os IFs se fortalecem mais. “Com essa expansão e consolidação, há uma necessidade de que a união ocorra cada vez mais, para que possamos colocar tudo em prática. Ou seja, hoje estamos lançando os novos campi do Instituto Federal Baiano; na semana passada foram licitados três do Instituto Federal do Piauí. O Nordeste recebeu 38 unidades. Temos que acelerar cada vez mais essa expansão e consolidação, porque o povo nordestino precisa ser beneficiado em sua totalidade”, explica.

Investimentos em 2024 

O Instituto Federal do Piauí já recebeu os recursos da expansão na ordem de R$45 milhões. O reitor do IFPI também destaca que a Instituição será beneficiada no segundo semestre de 2024 com investimentos na ordem de R$10 milhões para a consolidação dos campi existentes, onde serão reformadas e construídas bibliotecas e refeitórios.