Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFPI divulga edital de heteroidentificação do Classificatório

Notícias

IFPI divulga edital de heteroidentificação do Classificatório

publicado: 16/07/2021 19h56 última modificação: 16/07/2021 19h56

O Instituto Federal do Piauí divulga edital sobre procedimentos de Heteroidentificação dos candidatos às vagas destinadas aos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas nos cursos técnicos ofertados no Classificatório 2021.2.

O processo é obrigatório para todos os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, que  passarão por um procedimento que consiste em uma análise a ser realizada por uma Comissão de Validação de Autodeclaração Étnico-racial, conforme descrito no edital.  O candidato que não enviar os documentos exigidos será considerado desistente.

As Bancas de Avaliação são formadas por três três membros, atendendo ao critério de diversidade de gênero e de cor, e oriundos das Comissões de Validação de Autodeclaração Étnico-racial nomeadas pelos Diretores Gerais dos Campi do IFPI.

Durante o procedimento de heteroidentificação dos candidatos identificados como pretos e pardos a Comissão considerará a autodeclaração assinada pelo candidato; e única e exclusivamente o critério fenotípico (cor da pele, textura do cabelo, formato do nariz, formato da boca e grossura dos lábios), identificado pelas fotos e vídeos enviados para aferição, sendo excluído o critério da ancestralidade.

Para candidatos indígenas as Comissões analisarão a autodeclaração assinada pelo candidato, e pelo menos um dos documentos listados a seguir: Registro de Nascimento Indígena;   Carta de Recomendação, emitida por liderança indígena reconhecida, ancião indígena reconhecido, personalidade indígena de reputação pública reconhecida ou órgão indigenista;  Histórico Escolar emitido por escola indígena; ou Memorial de Educação Indígena (descrição dos percursos educativos indígenas, indicando o nível de apropriação da língua indígena.

No dia 30 de julho será feita a convocação dos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas aprovados no Classificatório para o procedimento de heteroidentificação, que deverá ser realizado nos dias 2 e 3 de agosto. Candidatos que tiveram a autodeclaração indeferida após a heteroidentificação não poderão realizar a matrícula no IFPI.  

Confira o edital complementar da heteroidentificação.