Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFPI celebra 115 anos de educação profissional, científica e tecnológica

Notícias

IFPI celebra 115 anos de educação profissional, científica e tecnológica

publicado: 27/09/2024 11h39 última modificação: 27/09/2024 15h46

Na segunda-feira, 23 de setembro, foi realizada, na Reitoria do Instituto Federal do Piauí, uma solenidade em homenagem aos 115 anos da instituição.

A programação foi iniciada com hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional. Em seguida, os participantes assistiram a apresentações culturais, no hall da Reitoria, feitas por estudantes do curso técnico em Instrumento Musical (Campus Teresina Central) e pelo professor Emanuel Nunes (Campus Teresina Zona Sul). Também foram feitas homenagens a servidores aposentados e efetivos, além de estudantes que se destacaram em projetos e competições.

O reitor, Paulo Borges da Cunha, destacou as conquistas do Instituto Federal ao longo dos anos, promovendo uma educação pública de qualidade, o desenvolvimento regional e a inclusão social. "Aos alunos, razão de ser desta instituição, que possamos continuar trilhando esse caminho juntos e transformando suas vidas", ressaltou.

HISTÓRIA - A trajetória do que conhecemos como Instituto Federal do Piauí iniciou, no dia 23 de setembro de 1909, com a criação das Escolas de Aprendizes Artífices, no governo do presidente Nilo Peçanha. Com o passar dos anos, a instituição foi sendo ampliada e ganhando novas denominações: em 1937, passou a ser Liceu Industrial Piauiense; em 1942, Escola Industrial de Teresina; em 1965, Escola Industrial Federal do Piauí; em 1967, Escola Técnica Federal do Piauí; em 1999, Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí; até 2009, quando surgiram os Institutos Federais.

Atualmente, o IFPI faz parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), que é composta por 38 institutos federais; dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), nos estados Rio de Janeiro e Minas Gerais; o Colégio Pedro II; 22 escolas técnicas vinculadas a universidades federais; e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Entre essas instituições, 685 unidades descentralizadas fortalecem a EPT e garantem a oferta do ensino profissional técnico e tecnológico de forma pública, gratuita e de qualidade em 596 municípios.  mais de 1,6 milhão de estudantes em cursos de qualificação profissional, técnicosde graduação e pós-graduação.  

No dia 23 de setembro, também se comemora o Dia Nacional da Educação Profissional e TecnológicaDivulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC, o último Censo Escolar da Educação Básica apontou que no Brasil existem 2,4 milhões de matrículas em cursos técnicos de nível médio. Já no Censo da Educação Superior, publicado no último anopaís tem 1,8 milhão de matrículas em cursos tecnológicos.

Com informações do Ministério da Educação.