Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFPI assina convênio com Tribunal de Contas do Estado para oferta de curso de especialização

Notícias

IFPI assina convênio com Tribunal de Contas do Estado para oferta de curso de especialização

publicado: 29/08/2025 15h33 última modificação: 29/08/2025 15h33

O Instituto Federal do Piauí assinou termo de cooperação técnica com o Tribunal de Contas do Estado do Piauí para oferta de curso de especialização em Gestão Pública e Controle Externo voltada para os servidores da Instituição. A solenidade aconteceu no gabinete da Presidência do TCE. 

A especialização tem como objetivo fortalecer a qualificação técnica dos servidores para aprimorar a atuação do TCE-PI em suas funções de fiscalização e controle. As aulas presenciais serão ministradas de forma quinzenal, às sextas-feiras (das 8h às 12h), na Escola de Gestão e Controle (EGC) Conselheiro Alcides Nunes, e aos sábados (das 8h às 12h), no campus Teresina Central. 

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Kennedy Barros, destacou a importância do convênio, ressaltando o interesse dos servidores pela formação. “Esse é um passo importante para valorizarmos o corpo técnico da nossa instituição, ampliando suas competências e respondendo à demanda por qualificação especializada que identificamos entre os servidores”, afirmou.

A conselheira Flora Izabel, diretora-geral da EGC, ressaltou que a decisão de implantar o curso foi embasada em pesquisa realizada com os servidores do Tribunal, que demonstraram alto interesse na participação. “Esse levantamento foi essencial para fundamentar a criação da pós-graduação e garantir que ela atenda às necessidades reais do corpo técnico da nossa instituição”, afirmou.

O reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, disse que a parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Piauí reafirma esse propósito ao oferecer uma especialização que dialoga diretamente com a realidade da gestão pública e do controle externo. “Tenho convicção de que essa formação contribuirá não apenas para o fortalecimento das competências técnicas dos servidores, mas também para o aprimoramento das práticas de fiscalização, que são fundamentais para a transparência e o desenvolvimento do nosso Estado. Estamos muito satisfeitos em unir esforços e expertise acadêmica em prol de uma causa tão relevante para a sociedade piauiense”, destacou.

Participaram da assinatura do convênio, o reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, o presidente do TCE-PI, Kennedy Barros, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, José Luís de Oliveira e Silva, o superintendente da Fundação de Apoio do IFPI, José Marconi, o coordenador do curso, José Filho e equipe do curso de especialização, professores Gerardo Souza, Sandra Portela e Darlem Santana.