Notícias
IFPI assina convênio com Tribunal de Contas do Estado para oferta de curso de especialização
O Instituto Federal do Piauí assinou termo de cooperação técnica com o Tribunal de Contas do Estado do Piauí para oferta de curso de especialização em Gestão Pública e Controle Externo voltada para os servidores da Instituição. A solenidade aconteceu no gabinete da Presidência do TCE.
A especialização tem como objetivo fortalecer a qualificação técnica dos servidores para aprimorar a atuação do TCE-PI em suas funções de fiscalização e controle. As aulas presenciais serão ministradas de forma quinzenal, às sextas-feiras (das 8h às 12h), na Escola de Gestão e Controle (EGC) Conselheiro Alcides Nunes, e aos sábados (das 8h às 12h), no campus Teresina Central.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Kennedy Barros, destacou a importância do convênio, ressaltando o interesse dos servidores pela formação. “Esse é um passo importante para valorizarmos o corpo técnico da nossa instituição, ampliando suas competências e respondendo à demanda por qualificação especializada que identificamos entre os servidores”, afirmou.
A conselheira Flora Izabel, diretora-geral da EGC, ressaltou que a decisão de implantar o curso foi embasada em pesquisa realizada com os servidores do Tribunal, que demonstraram alto interesse na participação. “Esse levantamento foi essencial para fundamentar a criação da pós-graduação e garantir que ela atenda às necessidades reais do corpo técnico da nossa instituição”, afirmou.
O reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, disse que a parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Piauí reafirma esse propósito ao oferecer uma especialização que dialoga diretamente com a realidade da gestão pública e do controle externo. “Tenho convicção de que essa formação contribuirá não apenas para o fortalecimento das competências técnicas dos servidores, mas também para o aprimoramento das práticas de fiscalização, que são fundamentais para a transparência e o desenvolvimento do nosso Estado. Estamos muito satisfeitos em unir esforços e expertise acadêmica em prol de uma causa tão relevante para a sociedade piauiense”, destacou.
Participaram da assinatura do convênio, o reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, o presidente do TCE-PI, Kennedy Barros, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, José Luís de Oliveira e Silva, o superintendente da Fundação de Apoio do IFPI, José Marconi, o coordenador do curso, José Filho e equipe do curso de especialização, professores Gerardo Souza, Sandra Portela e Darlem Santana.