Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFPI aprova nove projetos para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Notícias

IFPI aprova nove projetos para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

publicado: 25/08/2023 17h42 última modificação: 29/08/2023 15h19

O Estado do Piauí foi contemplado com recursos no valor de R$ 500.000,00 reais através do edital CNPq/MCTI da 20º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Estes recursos financiarão eventos gratuitos e abertos à comunidade para a divulgação e popularização da ciências em diversas cidades do Estado. O Instituto Federal do Piauí (IFPI) teve nove propostas aprovadas e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) aprovou duas propostas no edital.

As propostas aprovadas estão distribuídas em três linhas, com eventos de abrangência escolar, intermunicipal e estadual. Na primeira linha foram aprovados cinco projetos que serão desenvolvidos nos campi Parnaíba, Campo Maior, Floriano, São João do Piauí e Oeiras. Os eventos de abrangência intermunicipal serão realizados pelos campi Piripiri, Cocal e São Raimundo Nonato. E a proposta estadual será realizada pelo IFPI, FAPEPI, UESPI, EMBRAPA E SENAI.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é o maior evento de popularização da ciência no país e será realizado de 14 a 20 de outubro de 2023. Nesta edição, o tema escolhido faz alusão ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável e reconhece a importância das ciências básicas para atingir pelo menos sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU).

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFPI, José Luís de Oliveira e Silva, destacou a importância do evento na divulgação da ciência no Estado. "A SNCT é o maior e mais importante evento de popularização da Ciência no país e, é, certamente um espaço importante para a divulgação dos projetos do IFPI. Esse ano as instituições do Piauí, trabalhando em parceria, conseguiram captar quase 500 mil reais para realização dos eventos. Assim poderemos viabilizar atividades em todos nossos campi. Destaco que isso só foi possível pelo envolvimento dos nossos servidores e a sensibilidade do governo federal em disponibilizar orçamento para popularização da Ciência e Tecnologia", disse.