Notícias
IFPI aprova dois projetos relacionados ao fortalecimento de Núcleos de Inovação Tecnológica
O Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Federal do Piauí aprovou dois projetos em edital da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os projetos são relacionados ao fortalecimento e à consolidação de Núcleos de Inovação Tecnológica ou Agências de Inovação das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
"O IFPI tem se destacado na aprovação de projetos em editais externos. Neste ano de 2022 logramos êxito em diversas chamadas públicas da SETEC voltadas para a empreendedorismo inovador, inovação e propriedade intelectual, a exemplo do IFMaker, ambientes promotores de inovação e projetos de indicação geográfica", comentou o reitor, Paulo Borges da Cunha.
Os projetos foram aprovados em dois eixos do edital. No Eixo I, a proposta contempla a captação de recursos para aquisição de licença do Portal Integra, desenvolvido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFSul).
No eixo II, a proposta foi aprovada em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), com foco na criação de um arranjo de NITs, ou seja, de uma rede integrada de núcleos de inovação. O projeto intitulado “Rede de Capacitação e Extensão Tecnológica MATOP” é um conjunto de NITs com distribuição de funções entre si e liderança de uma determinada instituição, denominada "instituição sede", no caso o IFMA.
Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, José Luís de Oliveira e Silva, o Portal Integra é uma solução de tecnologia da informação, que tem o objetivo de dar transparência e promover a apresentação da ciência e da tecnologia para a comunidade.
“Acreditamos que a implantação do Portal permitirá o aprimoramento dos processos de gerenciamento das informações, devido à integração da plataforma com os principais órgãos governamentais voltadas ao desenvolvimento científico e tecnológico”, complementa o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFPI, Francisco Valdivino Rocha Lima.
Confira o resultado.