Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFPI alcança melhores Índices de Governança em Relatório do TCU

Notícias

IFPI alcança melhores Índices de Governança em Relatório do TCU

publicado: 08/11/2021 10h14 última modificação: 08/11/2021 10h14

O Instituto Federal do Piauí alcançou melhores resultados no Índice Integrado de Governança e Gestão Públicas (IGG), questionário de autoavaliação desenvolvido pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Na edição 2021, 378 organizações públicas participaram do Levantamento de Governança e Gestão Públicas.
Este instrumento permite ao TCU conhecer melhor a situação da governança no setor público e estimular as organizações públicas a adotarem boas práticas de governança.

O Controlador Interno do IFPI, Danilo Guedes, explica que, os levantamentos realizados pelo tribunal são periódicos, e os resultados servem como um panorama do estágio atual de governança e gestão das instituições. “Nós viemos de uma crescente, a adoção das práticas de governança é uma construção conjunta e estratégica, pois envolve a alta administração do IFPI, tivemos vários encontros onde discutimos ponto a ponto o questionário de avaliação, seu referencial teórico e a nossa realidade, a participação e comprometimento dos gestores dos diversos setores foi essencial para retratarmos nossa instituição”, disse

O índice integrado de governança e gestão públicas (IGG) é formado pelos seguintes índices: iGovPub - Índice de governança pública; iGestPessoas - Índice de Gestão de Pessoas; iGestTI - Índice de Gestão de TI; iGestContrat - Índice de Gestão de Contratações e iGestOrcament - Índice de gestão orçamentária.

Cada índice, por sua vez, é formado por diversas práticas de governança, por exemplo, o índice iGovPub verifica se a instituição possui um planejamento estratégico, se esse planejamento é monitorado, se ela promove a transparência, se gerencia seus riscos, entre outras. Na autoavaliação que a instituição faz ela deverá apontar quais práticas possui e informar as evidências da existência dessas práticas.


Nesta edição, o IFPI melhorou os indicadores de governança da instituição, do nível inicial para os níveis intermediário e aprimorado. Ao se comparar os dados obtidos no índice integrado de governança e gestão públicas (IGG) em 2017 - 17%, 2018 – 19% e 2021 - 57,8%, é possível observar um crescimento expressivo, fazendo com que a Instituição avance nestas faixas de classificação.

Indicador

Valor 2017

Valor 2018

Valor 2021

iGG (índice integrado de governança e gestão públicas)

17%

19%

57,8%

iGovPub (índice de governança pública)

24%

29%

55,8%

iGovPessoas (índice de governança e gestão de pessoas)

17%

27%

62%

GestãoPessoas (índice de capacidade em gestão de pessoas)

11%

24%

76,1%

iGovTI (índice de governança e gestão de TI)

26%

28%

47,3%

GestãoTI (índice de capacidade em gestão de TI)

25%

18%

55,4%

iGovContrat(índice de governança e gestão de contratações)

9%

11%

64,8%

iGovContrat (índice de capacidade em gestão de contratações)

9%

4%

57,1%

O Reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, destaca que a melhoria deste índices demonstra o compromisso do IFPI com a governança pública, participação e transparência. “O nosso intuito é de avançar cada vez mais tornando os nossos processos mais eficientes, garantindo assim a oferta de educação pública gratuita e de qualidade e transformando realidades nas quais estamos inseridas”, disse.


Acesse o relatório completo e conhecer detalhadamente cada índice avaliado

Para mais informações sobre o Levantamento 2021 e anos anteriores