Notícias
IFPI adapta canais de comunicação para o período eleitoral
A Diretoria de Comunicação do Instituto Federal do Piauí, implementará, a partir de sábado (2), uma série de adequações nos seus canais oficiais com o objetivo de se adequar ao que disciplina a Lei de Eleições.
A Dircom orienta que perfis em redes sociais gerenciados por campi – e que, portanto, não estejam sob a responsabilidade da Dircom – também devem atentar para as diretrizes de divulgação no período eleitoral.
Para se adequar às exigências da Justiça Eleitoral e às instruções da Secretaria Especial de Comunicação Social (SECOM) da Presidência da República, nos três meses que antecedem a eleição – ou seja, de 2 de julho até o fim do primeiro turno, em 2 de outubro, ou do segundo turno do pleito, em 30 de outubro –, os conteúdos publicados pelos canais institucionais do IFPI deverão estar de acordo com os seguintes documentos:
Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018;
Ofício Circular nº 257/2022 do Ministério das Comunicações;
Ofício Circular nº 283/2022 do Ministério das Comunicações;
Cartilha "Condutas vedadas aos agentes públicos federais em eleições 2022", da Advocacia-Geral da União (AGU);
Calendário Eleitoral 2022 e orientações específicas ao SICOM.
Com base nos documentos, as publicações em canais oficiais do IFPI, de 2 de julho até o fim do período eleitoral, deverão priorizar o interesse público, ter caráter informativo e noticioso, obedecer ao princípio da impessoalidade e atender aos critérios de utilidade pública ou de prestação de serviço aos cidadãos.
Confira como fica a situação de cada canal da Instituição:
Linked In (banco de imagens da UFC): será mantido com com comentários desativados;
Canal TV IFPI no YouTube: será mantido com vídeos anteriores arquivados e comentários desativados nos próximo materiais a serem publicados;
Página do IFPI no Facebook: será desativada temporariamente;
Perfil do IFPI no Twitter: será desativado temporariamente;
Perfil do IFPI no Instagram: será mantido com postagens anteriores ocultadas e comentários desativados nas próximas publicações. Os vídeos foram mantidos seguindo as recomendações da legislação eleitoral.
USO DE MARCAS – Durante o período eleitoral, é vedado o uso de marcas do Governo Federal e de programas do governo em produtos e canais de comunicação de órgãos do SICOM. O uso da marca do IFPI, por sua vez, é permitido.