Notícias
IFPI abre consulta pública sobre dados abertos e convida sociedade a participar
O Instituto Federal do Piauí (IFPI) informa à comunidade acadêmica e ao público em geral que está aberta a consulta pública para identificar o interesse da sociedade na abertura de bases de dados institucionais em formato aberto. A iniciativa faz parte da elaboração do Plano de Dados Abertos (PDA) 2025–2027 da instituição.
A participação poderá ser feita por meio de formulário eletrônico, que ficará disponível até o dia 16 de julho de 2025. A consulta é aberta a qualquer pessoa interessada, incluindo estudantes, servidores, pesquisadores, jornalistas, organizações da sociedade civil e cidadãos em geral.
Acesse aqui o formulário de participação
A consulta tem como objetivo ouvir a sociedade sobre quais conjuntos de dados são considerados mais relevantes para serem disponibilizados em formato aberto, legível por máquina, acessível e reutilizável, respeitando a legislação vigente, especialmente a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018).
Essa escuta pública é uma etapa fundamental do PDA, que será o documento orientador das ações institucionais de transparência ativa e governança de dados abertos no IFPI durante os anos de 2025 a 2027. A elaboração do plano está sendo conduzida por um Grupo de Trabalho multidisciplinar com representantes das Pró-Reitorias, Diretorias Sistêmicas, Ouvidoria e Tecnologia da Informação.
A participação da sociedade é essencial para garantir que os dados disponibilizados atendam a demandas reais, promovam o controle social e incentivem o uso em projetos de ensino, pesquisa, inovação e desenvolvimento regional.
Prazo para participação: até 16 de julho de 2025
Dúvidas e sugestões: dados_abertos@ifpi.edu.br
Participe! Sua opinião é fundamental para construirmos juntos uma instituição cada vez mais transparente, democrática e comprometida com o acesso à informação pública.